WhatsApp reforça criptografia; Saiba mais
Nesta semana, o aplicativo começou a notificar seus usuários informando a utilização da chamada riptografia de ponta-a-ponta. “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”, é o que diz a mensagem.
O aviso, é claro, gerou dúvida entre os usuários. A tecnologia pode se entendida como um recurso de segurança utilizado pelos administradores do aplicativo.
De acordo com comunicado na página oficial do WhatsApp, o sistema visa criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem.
Os desenvolvedores também informam que, para ter a tecnologia funcionando no seu aplicativo, é necessário baixar a versão mais recente do programa de mensagens. Pra resumir: nem o próprio whatsApp tem acesso as suas mensagens e não há maneira de desativar a tecnologia.
No início de março, o vice-presidente do Facebook (empresa que é dona do WhatsApp) no Brasil foi preso por não ter repassado informações de mensagens que circularam no aplicativo.