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12/10/2021

Facebook: Saiba mais sobre o Estúdio de Criação

Plataforma permite gerenciar publicações e seguidores não só no Facebook, mas também no Instagram

Facebook: Saiba mais sobre o Estúdio de Criação

A fim de facilitar a vida do usuário, o Facebook possui a plataforma “Estúdio de Criação”, para que seja feito o gerenciamento de publicações.

Isto é válido para páginas da rede social e contas do Instagram. Assim, é possível criar, agendar e publicar instantaneamente posts para as duas redes sociais.

Além disso existe a versão web, e o aplicativo Creator Studio para celulares Android e iPhone (iOS).

Como resultado, a ferramenta é primordialmente indicada para administradores de perfis corporativos, além de poder produzir e programar conteúdos para o IGTV. No entanto, os Stories do Instagram não é favorecido pelo recurso.

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Como usar o Estúdio de Criação

1 – Realize o login no Facebook e o Estúdio de Criação (business.facebook.com/creatorstudio/home). Clique no botão “Criar novo” e depois em “Criar publicação”;

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2 – Agora, se acaso você administrar mais de uma página, selecione uma para criar a publicação;

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3 – No campo “Publicar textos e links”, digite a legenda de sua publicação. Aliás, pode ser inserido emojis, menções e hashtags. Logo abaixo, na opção “Mídia”, insira fotos e vídeos;

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Você pode modificar o tamanho das imagens com o botão “Editar”. A opção “Transmitir ao vivo” possibilita visualização em tempo real. Logo depois realizar a configuração, role a tela para baixo;

 

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4 – No entanto, se a publicação conter um link e sua vontade é de exibir uma prévia, basta ativar a chave. Porém, é preciso que a publicação não possua fotos ou vídeos. Se preferir, adicione uma localização e posteriormente clique em “Mais opções” para visualizar outras ferramentas de criação;

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5 – Na opção “Mais opções”, estão as possibilidades de integrar as opções ‘Alterar sentimento / atividade’, ‘turbinar’ (usada para o recurso de anúncios do Facebook) e ‘Chamada para ação’ que inclui o botão para receber mensagens. Contudo, o mesmo só será ativado se o post não ter foto ou vídeo;

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6 – Já em “Configurações de distribuição”, selecione “Parar distribuição no Feed de Notícias” para que a veiculação na rede de sua publicação se encerre numa determinada data. Nos campos correspondentes ao calendário, escolha o dia e hora que deseja parar. Direcione o conteúdo para seu público alvo em “Usar o direcionamento do Feed de notícias”. Agora, insira as informações de idade, gênero, localização e idioma, e após vá até “Salvar”;

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7 – Conclua a configuração e clique em “Publicar” para postar de imediato. Para agendar, clique na seta e selecione “Programar publicação”;

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8 – Em seguida, escolha a data e o horário para veicular a publicação. Posteriormente, clique em “Salvar”;

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9 – Para finalizar, pressione o botão “Programar publicação”;

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10 – É possível visualizar todas as publicações postadas em “Publicados”, na barra lateral localizada do lado esquerdo;

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11 – Para ver todos os posts programados, clique em “Pré-publicados”;

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Agendar no Instagram

1 – Na parte superior da tela do Estúdio de Criação, clique no ícone do Instagram. Logo depois pressione o botão “Criar publicação” e escolha entre o feed e o IGTV;

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Será mostrado o passo a passo de uma publicação no feed.

2 – No campo “Sua publicação”, insira o texto acompanhado de emojis, menções e hashtags se preferir. Adicionar a localização é opcional. Agora, role a barra interna para baixo;

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3 – Clique em “Adicionar conteúdo” para incorporar fotos ou vídeos. Opte por “Do carregamento de arquivos” para fazer upload diretamente do computador ou “Da página do Facebook”, para usar arquivos de posts que estão no Facebook;

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4 – Quando os arquivos estiverem devidamente na postagem, aparecerá um botão indicando que está “100%”. Todavia, para que consiga agendar a publicação no Instagram, clique na setinha para baixo ao lado e “Publicar” e escolha “Programar”;

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5 – Em resumo, aqui será definido a data e o horário que achar mais interessante para o agendamento do post.  Posteriormente clique em “Programar”;

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Publicar vídeo no Facebook

1 – Realize a publicação de um vídeo na rede social com o Estúdio de Criação, ao escolher “Facebook” na parte superior da tela e depois em “Criar novo”. Em seguida, vá em “Carregar vídeo”;

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2 – Agora, escolha o audiovisual no seu computador. No entanto, se administrar mais de uma página, escolha em qual será criado o post;

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3 – Coloque um título para o vídeo, logo abaixo insira as informações descritivas, legenda do filme e opcionalmente o sentimento ou atividade, localização e um botão para que as pessoas respondam a publicação pelo Messenger. Logo após, adicione palavras-chave em “Tags”;

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4 – Visualize o vídeo ao descer o cursor. Para realizar alguma edição clique em “Editar vídeo”. Para recortar vá em “Recortar vídeo”;

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5 – Para modificar o primeiro frame do vídeo, clique em “Miniatura”. Então, selecione uma das imagens geradas automaticamente pelo Facebook, fazer upload de uma imagem personalizada ou escolher entre qualquer frame do vídeo. Assim que finalizar, clique em “Avançar”;

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6 – Estabeleça como quer publicar o vídeo na página. As opções são: agora, estreia, programar, usar data retroativa ou salvar como rascunho. Role a tela para continuar configurando;

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7 – As próximas opções de configuração deixam selecionar se você quer que o vídeo apareça no Facebook Watch, adicionar o vídeo a uma série em forma de episódios, disponibilizar para outras páginas que você gerencia, ajustes de moderação, entre outras. Por fim, pressione “Publicar”.

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Mais recursos

Com o propósito de auxiliar o usuário, a plataforma também possui outros recursos, além do que foi relatado. Só para exemplificar, ainda tem a veiculação de anúncios com definição de público-alvo direcionado.

Marcas e criadores de conteúdo estão aptos a criar testes A/B para controlar o desempenho de postagens e campanhas, mecanismo que ajuda a otimizar os custos de investimento nos anúncios que dão mais resultado.

Sem dúvida, o “Estúdio de Criação” é bastante útil e também é possível rastrear os seguidores e saber quais demonstram mais interesse em suas publicações.

Além disso, você pode responder às mensagens enviadas no Facebook e no Instagram. Todas as páginas gerenciadas pelo usuário ficam num só lugar, tornando a gestão de diversas contas mais eficiente.

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