Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Mesmo sem horário de verão relógios são adiantados automaticamente    
20/10/2019

Mesmo sem horário de verão relógios são adiantados automaticamente

O domingo (20), começou confuso para milhares de pessoas que precisaram levantar mais cedo. É que alguns aparelhos celulares, Smart TVs e computadores, já programados para o horário de verão, foram adiantados em uma hora automaticamente.

 O horário de verão que iniciava-se no terceiro domingo de outubro e seguia até o terceiro domingo de fevereiro, foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro por não gerar mais economia de energia.

As alterações nos relógios repercutiram nas redes sociais na manhã deste domingo. No Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics. Tem gente reclamando que saiu para trabalhar mais cedo ou que o relógio despertou antes da hora.

Na última sexta (18), o Google publicou um anúncio oficial em seu blog, orientando usuários de Android a alterarem as configurações automáticas de data e hora. Para isso, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

A decisão do Governo Federal em acabar com o horário de verão foi em função da mudança de hábitos do consumidor que tornaram praticamente nula a economia de energia. Agora, com o uso mais disseminado do ar condicionado e de lâmpadas mais eficientes, o horário de pico de consumo migrou do início da noite para o meio da tarde, anulando as vantagens da medida.

Matérias Relacionadas