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21/05/2025

Consultores jurídicos em geral aceleram adoção de tecnologia para lidar com pressões de conformidade

Consultores jurídicos em geral aceleram adoção de tecnologia para lidar com pressões de conformidade

Consultores jurídicos em geral (GCs) de todo o mundo vêm adotando rapidamente tecnologias, incluindo inteligência artificial generativa (IA), para otimizar as operações jurídicas e estar inteirados com as crescentes pressões de conformidade. É o que revela uma nova pesquisa realizada com 350 GCs e diretores de conformidade jurídica em importantes mercados internacionais, encomendada pela CSC, líder mundial em prover soluções globais de administração de negócios e conformidade.

O estudo da CSC1, Barômetro de Conselheiros Jurídicos em Geral 2025, revela que a atualização tecnológica e a automação são as principais prioridades estratégicas dos departamentos jurídicos para o próximo ano. A maioria dos departamentos jurídicos (97%) já utiliza IA generativa, com 49% declarando que a tecnologia vem ajudando significativamente suas equipes jurídicas.

Os benefícios mais amplamente relatados das ferramentas de IA incluem o tratamento de grandes volumes de trabalho de modo mais eficiente (66%), melhores tempos de processamento (40%) e o aperfeiçoamento da detecção de fraudes e do gerenciamento de riscos (41%), com destaque ao papel da tecnologia em aliviar a pressão sobre equipes jurídicas sobrecarregadas e reforçar a resiliência operacional.

“Há um ano, todos se interessavam por IA, mas, ao mesmo tempo, ainda se perguntavam o quão confiável era”, disse Thijs van Ingen, Chefe Global de Soluções Corporativas da CSC. “Agora vemos um valor agregado real e ganhos de produtividade, sobretudo em áreas complexas como fusões e aquisições. A mudança para parceiros com tecnologia demonstra que os GCs estão agindo de modo decisivo para modernizar seus departamentos diante da crescente pressão operacional.”

Contudo, a confiança é temperada pela cautela. 72% dos GCs implementaram políticas de governança interna para gerenciar o uso da IA, citando fraude, privacidade de dados e riscos de terceiros como suas principais preocupações.

“A IA veio para ficar, porém o uso responsável é essencial”, acrescentou Ian McConnel, Diretor Jurídico da CSC. “Os GCs estão, com razão, concentrados em governança, precisão e integridade de dados. À medida que as equipes jurídicas evoluem, estão se tornando líderes em incorporar IA segura e eficaz aos principais processos comerciais, mas o sucesso irá depender de garantir que os conjuntos de dados por trás destas ferramentas sejam precisos e robustos.”

Estas mudanças ocorrem em um contexto de elevadas exigências de conformidade. Quase três quartos (72%) dos GCs preveem um aumento nos custos legais e regulatórios nos próximos três anos, mas apenas 27% afirmam se sentir “muito preparados” para novos requisitos, como a ampliação da divulgação de informações sobre a propriedade real. A mudança no panorama regulatório foi citada como o principal risco para as operações jurídicas em 2025.

Além de adotar a tecnologia, quase seis em cada dez (58%) GCs relatam aumento na terceirização para parceiros especializados, uma mudança impulsionada por restrições de recursos e pela necessidade de suporte escalável e habilitado por tecnologia em várias jurisdições.

“À medida que as organizações buscam expansão mundial, os GCs lideram o movimento”, acrescentou van Ingen. “Ao integrar sistemas mais inteligentes e formar parcerias estratégicas, os GCs desempenham um papel crucial para ajudar suas organizações a gerenciar riscos, impulsionar a eficiência e expandir as operações jurídicas a nível internacional. Isto marca uma mudança decisiva no papel da função jurídica, onde os GCs vem orientando suas organizações para um futuro mais ágil e tecnológico.”

Para receber uma cópia do relatório Barômetro de Conselheiros Jurídicos em Geral 2025 da CSC, entre em contato com Hassan Ali em cscteam@citigatedewerogerson.com.

1 A CSC, em parceria com a Pure Profile, entrevistou 350 consultores jurídicos em geral e diretores de conformidade jurídica nas Américas, Europa (incluindo o Reino Unido) e Ásia-Pacífico em 2025. Os entrevistados eram provenientes de diversos setores industriais, incluindo comunicações, serviços bancários e financeiros, saúde, seguros, direito e imobiliário.

Sobre a CSC

A CSC é a parceira de confiança de mais de 90% das empresas Fortune 500®, mais de 90% das 100 Melhores Marcas Globais (Interbrand®) e mais de 70% das PEI 300. Somos líder mundial em oferecer soluções mundiais de administração e conformidade empresarial, serviços administrativos especializados para gestores de ativos alternativos em uma gama de estratégias de fundos, transações envolvendo participantes do mercado de capitais em mercados públicos e privados, gestão de sistemas de nomes de domínio, bem como proteção de marca digital e contra fraudes, além de soluções de software para impostos corporativos. Fundada em 1899 e com sede em Wilmington, Delaware, EUA, a CSC se orgulha de ser uma empresa de capital fechado e administrada profissionalmente há mais de 125 anos. A CSC possui escritórios e instalações em mais de 140 jurisdições na Europa, Américas, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Somos uma empresa internacional capaz de fazer negócios onde quer que nossos clientes estejam, e conquistamos isso ao empregar especialistas em cada setor que atendemos. Somos a empresa por trás dos negócios (business®). Saiba mais em cscglobal.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

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Hassan Ali | Amber Liu

cscteam@citigatedewerogerson.com

CSC

Laura Crozier

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laura.crozier@cscglobal.com

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Fonte: BUSINESS WIRE