Da competitividade à colaboração: a jornada do cliente nunca foi tão importante para o marketing
São Paulo, SP 6/4/2021 – O que tinha disponível no mercado era importado e muito caro. A alternativa era fazer planilhas em Excel, o que era demorado e pouco prático.
Lançada há pouco mais de seis meses, em plena pandemia, a plataforma já conta com cerca de 1.300 usuários e 791 jornadas criadas de forma colaborativa e personalizadas junto com os consultores da empresa.
O marketing vem sofrendo transformações significativas ao longo dos anos, especialmente, depois que saiu das plataformas tradicionais para ganhar o ambiente digital. Se no passado o foco era exaltar as marcas por meio da exposição de suas características e benefícios, hoje os holofotes estão todos voltados para o cliente em potencial, suas demandas e sua jornada de consumo.
No marketing digital, há uma série de estratégias para criar conteúdos que sirvam para resolver problemas e acolher dores da persona (cliente ideal) da empresa e, assim, construir uma reputação muito mais sólida e perene, gerando conexões com quem realmente tem interesses e propósitos alinhados aos da marca. Dessa maneira, palavras como compartilhamento e colaboração têm ganhado cada vez mais espaço nos escritórios de marketing contemporâneos.
Segundo um estudo realizado pela Deloitte, a pandemia de covid-19 trouxe ainda outro fator importante: a necessidade de humanização das marcas para gerar conexão com os clientes. Entre os consumidores entrevistados, 58% lembraram de pelo menos uma marca que redirecionou os seus serviços rapidamente durante a pandemia para atender às necessidades de seu público, deixando clara a importância de focar mais no público do que no produto.
O levantamento mostrou ainda que a parceria entre empresas é uma tendência crescente no cenário, visto que as organizações podem ajudar mais e melhor as pessoas e o público a quem essas pessoas servem por meio de parcerias e colaboração entre marcas. Esse é um dos pilares da economia criativa, uma forma de organização da economia que se baseia na ideia de que os agentes econômicos são conectores. Ou seja, aqueles que fazem o recurso que está abundante em algum lugar chegar a quem precisa dele, unindo esforços para beneficiar uma comunidade.
Foi com esse pensamento que nasceu a PeopleXperience, uma plataforma gratuita colaborativa de mapeamento da jornada do cliente – um dos pontos mais importantes da estratégia de marketing e também um dos maiores desafios dos profissionais da área, como mostra pesquisa realizada pela Adobe no ano passado.
Segundo a 2020 Digital Trends, análise realizada com líderes de áreas ligadas ao marketing e à publicidade, a gestão da jornada e de dados do cliente são apontadas como aspectos fundamentais a serem desenvolvidos para beneficiar o negócio por mais de 20% dos entrevistados.
De acordo com Ricardo Pena, um dos idealizadores da PeopleXperience, decifrar a jornada do cliente é um dos passos mais importantes de qualquer estratégia de marketing porque ela é marcada por emoções e minúcias que podem ser determinantes no fechamento do negócio. “O relacionamento com o cliente começa desde o instante em que ele tem contato com a sua marca de alguma maneira e não acaba nunca. Se ele gostou, vai continuar indicando seu produto para seus pares”, comenta o especialista em vendas.
A ferramenta mapeia todo esse caminho percorrido desde a visualização de um banner até o pós-venda por meio de diagramas, permitindo que o usuário consiga organizar todas as interações com o cliente e saber, exatamente, como ele se sente em cada etapa do processo de compra. E isso fará com que os gestores consigam entender onde estão os pontos de melhoria no relacionamento com o cliente e criar estratégias mais assertivas para gerar conexão genuína.
A PeopleXperience foi criada por Ricardo, diretor de pré-vendas de uma multinacional de tecnologia, em parceria com Bruno Gobbato, que é líder de Relacionamento com o cliente da Brinquedos Estrela. A startup nasceu há cerca de oito meses, quando a pandemia de covid-19 já impunha sérias restrições às atividades comerciais mundo afora.
A dupla criou um mecanismo gratuito com o foco em contribuir com o desenvolvimento do trabalho da comunidade de marketing no Brasil e já está expandindo o serviço para outros países. “Essa é a única ferramenta disponível no Brasil sem custos e a ideia é democratizar a experiência do cliente, permitindo a construção da jornada do consumidor de forma bastante detalhada”, explica Ricardo.
Além de contar com a ajuda de especialistas e de 890 artigos e vídeos, material para sanar dúvidas, os usuários interagem entre si por meio de um grupo de WhatsApp e podem trocar experiências bem como sugerir alterações, contribuindo para a criação e/ou melhoria de recursos.
Esse, inclusive, é outro ponto importante levantado pelo estudo da Deloitte: 64% dos executivos entrevistados revelou ter mudado a forma de interagir com seu público. De acordo com a pesquisa, apostar numa estratégia de engajamento genuíno dos clientes, transformando-os em colaboradores, embaixadores, influenciadores e, principalmente, inovadores da marca é estar um passo a frente no atual cenário.
Os interessados podem fazer o cadastro gratuito no site: https://peoplexperience.com.br/.
Website: https://peoplexperience.com.br