89% dos consumidores brasileiros passaram a usar carteiras digitais durante a pandemia, aponta pesquisa
26/4/2021 –
Uso de carteiras digitais cresceu exponencialmente desde o início da pandemia de Covid-19, impulsionando o mercado a se adaptar às novas tendências de pagamentos.
A necessidade das pessoas de utilizar, cada vez menos, dinheiro físico para pagamentos fez com que boa parte migrasse para alternativas práticas e rápidas, como é o caso das carteiras digitais.
A alta transmissibilidade do coronavírus através das cédulas e moedas fez com que os usuários evitassem o dinheiro em espécie. Estabelecimentos também se adaptaram e começaram a aceitar diversos outros tipos de pagamento.
Segundo a pesquisa feita pela Toluna, 89% dos brasileiros começaram a utilizar carteiras digitais durante a pandemia. Este efeito também é impulsionado por um outro fator que será abordado em uma pesquisa futura.
Ainda segundo a pesquisa, as carteiras digitais mais utilizadas são:
• 68% – Paypal;
• 42% – PicPay;
• 41% – Mercado Pago;
• 15% – Ame Digital.
Outro fator que impulsionou a utilização das carteiras digitais foi o recurso de cashback. Esta opção, que entrega parte do valor da compra de volta para o consumidor, tem ganhado cada vez mais popularidade em todo o Brasil.
Receber o cashback não é uma exclusividade das carteiras digitais, entretanto, elas facilitam o processo e agilizam os pagamentos. Para concluir uma compra, o usuário só precisa ler um QR Code no estabelecimento comercial.
Após a leitura, o cliente preenche com o valor a ser pago e o comerciante é notificado assim que o pagamento for finalizado. Esta alternativa torna dispensável qualquer ferramenta física de pagamento.
Os diversos recursos já existentes para o consumidor utilizar, cada vez mais, os meios digitais de compra e pagamento foram potencializados, e muito, pela pandemia.
O fato é que o cliente está cada vez mais habituado e acomodado com estas novas ferramentas que entregam extrema facilidade e pouca burocracia. Logo, o comportamento “tradicional” já não será mais tão comum.
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