Inicio > noticias-corporativas > Internet por fibra ótica: setor cresce 70% nos últimos 12 meses    
28/01/2021

Internet por fibra ótica: setor cresce 70% nos últimos 12 meses

Internet por fibra ótica: setor cresce 70% nos últimos 12 meses

São Paulo 28/1/2021 – Dados são da Anatel e mostram o crescimento na procura dos consumidores por conexões de alta velocidade através de empresas locais

De acordo com os dados da Anatel, além do aumento de usuários, as provedoras de pequeno porte cresceram 73% na oferta deste serviço

A Internet por fibra óptica cresceu 70%, entre novembro/19 e novembro/20 Os dados são os últimos divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento mostra a demanda dos brasileiros por uma internet ainda mais rápida e de qualidade em um cenário onde, por causa da pandemia, o Home Office se tornou uma realidade para muitos.

No cenário geral, já são mais de 36 milhões de usuários no país, alta de 10% no comparativo dos 12 meses, mesmo que represente uma redução de 0,1% entre outubro e novembro de 2020. No que se refere à fibra óptica, o comparativo entre esses dois meses foi de 2,5%.

Nessa disputa pela preferência dos usuários, as provedoras de pequeno porte (PPPs) foram as que mais se destacaram, inclusive sobre as empresas de maior porte como Vivo, Oi e Claro. Juntas, as PPPs ampliaram o acesso por fibra óptica em 73% no último ano e concentram cerca de 70% dos brasileiros que utilizam a internet via fibra óptica.

Exemplo desse crescimento e liderança das PPPs é a Brisanet. De acordo com os dados divulgados pela Anatel, a empresa tem 22% de participação na Região Nordeste no que se refere à internet de banda larga via fibra óptica, inclusive 6 pontos percentuais à frente da segunda do ranking, a Oi. A terceira na tabela é a Vivo, com apenas 6% do mercado. No ranking nacional, a Brisanet fica em terceiro lugar em presença de mercado, com 3,7%, atrás da Vivo, que lidera com 20,8%, e Oi, que conta com 14,5%.

“Temos atuado fortemente para ampliar nossa presença na Região Nordeste. Estamos presentes em mais de 200 cidades nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Só em 2020 a empresa cresceu 80% em números de assinantes, chegando a 623 mil contratos”, conta o sócio-diretor comercial do Grupo Brisanet, Jordão Estevam. Para ele, a expectativa é de que a empresa, junto a rede de franquias Agility Telecom, que faz parte do Grupo Brisanet, amplie a cobertura para todos os nove estados do Nordeste. “O nosso grande objetivo é conseguir entregar a excelência dos nossos serviços desde cidades afastadas dos grandes centros urbanos até capitais por toda a região Nordeste”, completa.

Website: http://melhoresofertas.net/