Como se comportar no Linkedln em sete pontos segundo Headhunters especializados
São Paulo 25/2/2021 – “Precisamos estar presentes no LinkedIn se quisermos avançar”
Construir um perfil interessante no Linkedln, obter engajamento e conexões assertivas é extremamente importante para quem deseja alavancar a carreira
O Linkedln já se instaurou como uma verdadeira força em nível global. Construir um perfil interessante, obter engajamento e conexões assertivas é extremamente importante para quem deseja alavancar a carreira. O crescimento da rede é consistente, o número de usuários no país está entre 80 mil a 120 mil novos usuários por semana, são mais de 650 milhões de usuários no mundo e este crescimento não está associado somente ao aumento do desemprego, segundo Ana Moises — Latam Sales Director do Linkedln e presidente do conselho do IAB. “O crescimento no Brasil se dá pela troca de conhecimento, desenvolvimento de relações profissionais, pelo investimento de conteúdo e melhorias de comunicação dentro da plataforma. Com novas metodologias e ferramentas para os usuários, precisamos estar presentes no Linkedln se quisermos avançar”.
Atualmente, um currículo excepcional e uma carta de recomendação sólida não são suficientes para garantir uma entrevista. Em um mundo onde a presença digital é tão importante, potenciais empregadores e recrutadores prestam muita atenção no comportamento online. Qual o segredo para ter um perfil de sucesso? A primeira regra básica sugerida por especialistas é: isto seria dito no local de trabalho? Se a resposta for “não”, então não é aconselhável fazer no Linkedln.
Neiva Gonçalves, Diretora de Carreira da Success People, explica por que a boa etiqueta na rede é tão importante para o seu sucesso e construção de relacionamentos: “No Linkedln estamos em ambiente de trabalho. Praticar a etiqueta empresarial para ter sucesso promove um bom relacionamento não apenas com os funcionários, mas também com clientes e outros parceiros vitais de negócios. Empregar boa etiqueta, no Linkedln ou em qualquer situação, ajuda o profissional a se destacar, aumentar seu sucesso e resultados de negócios. O comportamento profissional e a educação são regras que se aplicam a situações sociais, às relações de trabalho e às redes profissionais”.
A Success People listou sete pontos para oferecer um perfil diferenciado no Linkedln:
1. Autenticidade
O que está sendo compartilhado diz muito sobre o perfil profissional. O Linkedln funciona como uma ampla entrevista, a primeira impressão sobre o perfil, conexões e interesses. Ser descontraído nesta rede funciona como contar piada em uma entrevista. Tudo na rede está sendo avaliado, desde a foto do profissional até as interações.
2. Elevador Hitchings
Aqueles três minutos no elevador que podem mudar a vida profissional, podem ser utilizados no Linkedln. Em uma breve descrição, com poucas palavras, a ideia é contar a história de uma forma breve e interessante que provoque curiosidade. Uma dica é: declarar guerra contra chavões. Os rankings regulares dos “buzzwords” mais usados incluem termos como especializado, liderança, focado, estratégico, experiente, apaixonado, especialista, criativo, inovador e certificado. Apenas usar essas palavras não convencerá as pessoas. É necessário demonstrar isso na maneira como se utiliza a rede.
3. Destaque de Skills e serviços
Uma das ferramentas mais rápidas é a lista de habilidades. A lista de Skills ajuda a comprovar a descrição no Título e Resumo, e fornece uma plataforma para que outros o endossem. No entanto, a chave aqui é manter o perfil atualizado buscando sempre o aprimoramento técnico. Serviços é um novo recurso que ajuda consultores, freelancers e aqueles que trabalham para empresas menores a mostrar a gama de serviços que oferecem. Este recurso pode aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
4. Endossar
Endossar outros membros comprova as habilidades e aumenta a credibilidade. Identificar as conexões que realmente merecem um endosso, muitas vezes é o gatilho para as pessoas retribuírem o favor. Não ter medo de enviar uma mensagem educada pedindo apoio para algumas habilidades que considere relevantes é uma forma de valorizar o processo. Os endossamentos dão às pessoas que analisam o perfil uma sensação rápida e visual do valor profissional do candidato.
5. Paixão pelo aprendizado e profundidade na experiência de trabalho
Ao concluir um curso no Linkedln Learning, é importante adicionar um certificado de curso ao perfil. Não existe melhor profissional do que aquele que está atualizado. Além de querer ver os locais onde trabalhou e por quanto tempo, os recrutadores também querem saber quais projetos foram realizados, se houve destaque na atuação profissional, e se o candidato possui algum talento especializado que valha a pena conhecer. Falar sobre um projeto pode ser mais produtivo do que listar todos os trabalhos que já realizou.
6. Não vale tudo em busca de algoritmos
Recrutadores não buscam profissionais através de filtros enganosos, hashtags que prometem levar o perfil até headhunters. A rede social produz conteúdos em busca de engajamentos. Comentários como “quero trabalhar nesta empresa” não auxiliarão na conquista da vaga. Manter-se atualizado na área de atuação, fazer comentários específicos sobre o trabalho com conexões pertinentes, aprimorar-se, especializar-se e demonstrar conhecimento fazem a diferença.
7. Disponibilidade
Procurar um novo emprego é uma oportunidade de se reinventar ou de melhorar. Estar disponível para todas as oportunidades de emprego não é um bom caminho. Dá a ideia de desespero e de falta de orientação. Como uma empresa pode confiar em alguém que não sabe o que quer?
O conteúdo da rede precisa ser consumido por usuários diariamente, um perfil de sucesso é aquele que tem conteúdo, claro, real, objetivo e muito profissional: “Sempre que tenho uma reunião com um executivo, a primeira coisa que faço é olhar para o Linkedln”, revela Luciano Mello, fundador e CEO da Success People. “Independentemente de estar procurando um emprego ou não, o Linkedln é um lugar onde as pessoas passeiam para descobrir informações sobre como é o comportamento profissional e se atualizar sobre o mercado de trabalho na sua área de atividade. Se conectar e interagir no seu mercado é a melhor maneira de se destacar com uma postagem significativa que agregue informações a quem busca informação”.
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