Gestão de equipe à distância: como manter a motivação
28/1/2021 –
É possível sentir-se próximo e cultivar as boas relações no trabalho, mesmo com distância física.
O home office veio para ficar. Segundo uma pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração), 46% das empresas brasileiras adotaram o home office em meio à pandemia do novo coronavírus e, agora, precisam aprimorar a gestão de equipe à distância. Em todo o mundo, de acordo com um estudo da Small Biz Genius, a modalidade de trabalho remoto cresceu 140% desde 2005.
Essa mudança exige adaptação dos gestores e suas equipes. É preciso pensar em maneiras de manter a motivação dos colaboradores à distância, seja proporcionando benefícios flexíveis, seja organizando encontros virtuais com foco em reconhecimento ou com outras ações. Afinal, há diversas formas de fazer isso, basta usar a criatividade. Seguem algumas sugestões:
Melhor gestão de equipe à distância com benefícios flexíveis
Os benefícios oferecidos pela empresa podem atender também a quem trabalha em home office. E, segundo estudo da Zoro, 72% dos profissionais enxergam os benefícios corporativos como um incentivo que traz satisfação ao trabalho – e claro, isso reflete na produtividade individual.
Mas que tipo de benefícios podem ser oferecidos para quem trabalha à distância? Simples: benefícios flexíveis, que permitem que o colaborador os utilize como desejar. No caso do Sodexo Multi , o cartão benefício pré-pago da Sodexo, as funções permitem que os empregadores criem carteiras virtuais. É uma forma de estabelecer valores e usos pré-definidos, como despesas corporativas, viagens, hotel e farmácia.
Encontros com foco em positividade e reconhecimento
A ideia não é marcar reuniões sem foco ou que façam o colaborador perder valiosos minutos de trabalho, mas marcar reuniões com foco em reconhecimento. Elas podem acontecer uma vez por mês e premiar a pessoa que mais se destacar no período, seja por proatividade, por produtividade ou por qualquer outro motivo.
Ginástica laboral on-line
A ginástica laboral pode ajudar no desempenho das equipes e deve fazer parte da estratégia de gestão à distância. São exercícios que podem ser realizados no ambiente de trabalho, ou em casa, durante o dia, com o objetivo de reduzir lesões musculares. Incentivar a prática trará novo ânimo aos colaboradores.
Momentos de descontração
Evidentemente, aqui, todos sabem que não há nada como um happy hour para aproximar a equipe. Enquanto isso não ocorre, é interessante que o gestor incentive encontros on-line, fora do horário de trabalho, para integrar os colaboradores de maneira a fortalecer os vínculos, mesmo que de forma virtual.
O ambiente de trabalho e os resultados da empresa
Qual é o custo de não reconhecer os funcionários?