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18/02/2021

Brasil ocupa a segunda posição no ranking de fraudes em comércio digital na América Latina e as mudanças com a pandemia apontam piora nas taxas

Brasil ocupa a segunda posição no ranking de fraudes em comércio digital na América Latina e as mudanças com a pandemia apontam piora nas taxas

São Paulo, SP 18/2/2021 – Anualmente bancos e varejistas perdem mais de R$ 9 bilhões com fraudes em transações digitais.

Segundo levantamento realizado pela Visa com relação às fraudes em comércio digital, atualmente o Brasil ocupa a segunda posição no ranking, perdendo somente para o México. Agora, em um cenário de transformação econômica gerado pela chegada da COVID-19, nem todos os varejistas e e-commerces estão preparados para um ambiente digitalizado e pronto para ataques.

O Brasil ocupa, segundo levantamento realizado pela Visa, a segunda posição no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina, ficando atrás somente do México – uma posição que custa aos bancos e varejistas um capital próximo de R$ 9 bilhões ao ano.

Utilizando Machine Learning e um time de cientistas e engenheiros de dados a Legiti, fundada por dois cientistas da computação de Stanford, está trabalhando para mudar essa realidade.

De acordo com Pedro Sanzovo, CEO da Legiti, o processo tradicional de antifraude estabelecido no mercado brasileiro não conseguiu se adaptar às novas realidades econômicas e hoje representa uma barreira na experiência do usuário. “Diariamente converso com empresas que nos apontam que suas principais dores dentro do mercado são as elevadas taxas de chargeback associadas a um enorme problema de resposta negativa aos bons clientes, gerando muita insatisfação e dores de cabeça”, afirma o empreendedor.

A Legiti utiliza sua tecnologia para coletar todo tipo de dados sobre cada usuário, compilando as informações da transação que está sendo realizada, as informações básicas da pessoa física por trás da compra e até mesmo o comportamento do indivíduo dentro do site ou aplicativo. É neste momento em que a experiência em processamento de dados entra em jogo através dos modelos preditivos desenvolvidos pela companhia, que é responsável por combinar todas as informações coletadas e processar cada transação em modelos compostos por mais de 3 mil ‘features’ (característica de cada transação).

As ‘features’ nada mais são do que características específicas que respondem perguntas importantes para a avaliação de risco de uma compra, como: ‘quantas transações foram realizadas a partir do mesmo dispositivo nas últimas 24 horas?’, ou ’qual tempo o cliente passou em cada página até o momento de finalizar sua compra?’ Ou ainda: ‘qual a distância entre o endereço de entrega e a localização do IP no momento da transação?´.

“A fraude é um mercado em constante movimento e dia após dia os fraudadores estão construindo novos métodos e processos para driblar o que já está estabelecido. Por isso, estamos construindo um modelo adaptativo de altíssima complexidade técnica, através do qual conseguimos entender mudanças no comportamento de cada usuário em cada transação para notificar os riscos aos nossos clientes”, afirma Pearson Henri, californiano responsável pelo time de tecnologia e cofundador da Legiti.

Neste cenário, a Legiti anunciou no final de 2020 uma captação de US$ 2,5 milhões de dólares (mais de R$ 13 mi ao câmbio atual) numa rodada de seed capital totalmente focada em aprimoramento de tecnologia e crescimento do time de engenharia e ciência de dados.

Neste momento, um dos principais mercados atendidos pela Legiti é o de Delivery Imediato, com empresas como Zee.Now (aplicativo de Delivery do grupo Zee.Dog) e Shipp. Porém, de acordo com Vitor Ramos, head of customers da companhia, a ideia é que 2021 irá representar o grande ano de impacto e crescimento, passando também a atender os principais marketplaces e-commerces tradicionais.

“Nós temos uma grande oportunidade nas mãos para entregar resultados a outras companhias como os da nossa parceria com a Zee.Now, na qual reduzimos em mais de 60% os casos de chargeback e, ao mesmo tempo, conseguimos aumentar em 1,34 pontos percentuais a taxa de conversão de vendas do delivery”, afirmou o responsável pela expansão comercial da Legiti.

Website: http://legiti.com/