Inicio > noticias-corporativas > Estudantes criam plataforma de acessibilidade para deficientes auditivos    
22/02/2021

Estudantes criam plataforma de acessibilidade para deficientes auditivos

Estudantes criam plataforma de acessibilidade para deficientes auditivos

São Paulo 22/2/2021 – O mais interessante do Access é que ele tem várias ferramentas em um mesmo lugar, ou seja, é uma plataforma que tenta ser o mais acessível possível

Projeto, que é parte da disciplina Community Service do High School da Griggs International Academy, ganhou o prêmio Criativos da Escola

Os estudantes do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Griggs CCBEU-GO) Ana Gabriela Santana Quinteiro, Luca Moreira, Lorenzo Mezenício e Luíza Santos conquistaram o prêmio Criativos da Escola com um projeto de acessibilidade para deficientes auditivos chamado Access. Os alunos do High School da Griggs International Academy (GIA-BR) foram premiados graças a um dos trabalhos desenvolvidos na disciplina Community Service, que faz parte do currículo da Griggs em todo o Brasil. Por meio dela, realizam constantemente projetos e trabalhos educacionais com um viés mais humanista, atrelados ao compromisso de uma educação mais ética.

O Access é uma plataforma que possibilita a inclusão da legendagem em aulas virtuais, incluindo tradução em libras. Segundo Ana Gabriela, líder do projeto, a ideia surgiu quando ela acompanhou o relato de uma estudante de engenharia civil com deficiência auditiva. “No vídeo, ela falava sobre suas dificuldades em aprender devido à falta de legendas e intérpretes nas aulas on-line, ou seja, nenhum tipo de acessibilidade”, conta Ana.

Diante disso, Ana utilizou tudo o que aprendeu com a disciplina Community Service para ajudar as pessoas que estão na mesma situação da engenheira. “As aulas on-line são difíceis para nós ouvintes, imagina para quem não está conseguindo aprender por limitações da plataforma – essa foi minha reflexão inicial”. Logo, a aluna firmou parceria com os demais alunos e, juntos, desenvolveram o Access: uma plataforma para vídeos, cujo algoritmo transforma todo o áudio em legendas e em tradução para libras. Isso, tanto para vídeos gravados como para conteúdo ao vivo, de modo que toda e qualquer aula virtual tenha acessibilidade. Em outras palavras, basta o interessado submeter seu conteúdo ao Access que ele terá o devido alcance.

“O mais interessante do Access é que ele tem várias ferramentas em um mesmo lugar, ou seja, é uma plataforma que tenta ser o mais acessível possível”, explica Ana. Além da plataforma, e graças ao valor em dinheiro conquistado com o prêmio Criativos da Escola, os alunos agora também trabalham no Jornal Access, um material informativo sobre acessibilidade, com pesquisas nessa área, com dicas para tornar o conteúdo mais acessível e debates sobre a importância da acessibilidade digital e o impacto de ações sobre como legendar conteúdos. Uma parte do Jornal é focada em dar mais visibilidade para pessoas surdas, seja aquelas que estejam à frente de uma pesquisa, um pequeno negócio etc.

Ana conta que o Griggs-High School foi a chave principal para que todo o trabalho fosse possível. “O programa Community Service foi o que nos ajudou a ter mais contato com trabalhos voluntários, nos estimulando a ajudar as pessoas”. E continua, “uma das situações que me despertou para a causa da acessibilidade foi quando fomos ao Crespa com a Griggs”. O Crespa é um centro de apoio a pessoa especiais – os alunos visitaram o local e realizaram atividades interativas. “O que o Community Service faz é nos ensinar a se colocar no lugar do outro, de modo que a gente saia do egoísmo – nos transforma em agentes da mudança”, complementa Ana.

Para finalizar, Karem Ragnev, diretora acadêmica da Griggs – Brasil e América Latina, ressalta o orgulho que a GIA-BR tem ao se deparar com o sucesso dos alunos. “Nosso ideal é uma educação global, por isso que esse tipo de trabalho já acontece no cotidiano das escolas com currículo e metodologia Griggs”. Para Karem, participar de prêmios como o Criativos da Escola contribui imensamente para o desenvolvimento pessoal do aluno, habilidades de gestão, controle de tempo, liderança, trabalho em equipe, entre outros benefícios. “Resultados como os do projeto Access são gratificantes; estamos no caminho certo”, comemora a diretora.

Box Criativos da Escola

O Criativos da Escola faz parte do Design for Change – movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países. A iniciativa tem como objetivo envolver e estimular estudantes e educadores a se engajarem em trabalhos de cunho social, transformando vidas por meio de projetos criativos. Não por acaso, o prêmio tem como pilares o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe.

Website: https://griggsk12.com/