Professor do IMD, Mark Greeven, debate sobre “Ecossistemas de Negócios” com empresários do mercado de consumo e varejo brasileiro
São Paulo- SP 28/5/2021 –
Terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, da Gouvêa Ecosystem, aborda as transformações provocadas pela estratégia de negócios no mundo
Um encontro para discutir os ecossistemas de negócios no cenário atual e entender como as mudanças provocadas por essa estratégia influencia o mercado mundial e brasileiro. Esse foi o objetivo 3ª edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, realizado pela Gouvêa Ecosystem, com apoio da KPMG, no dia 27 de maio.
O debate virtual reuniu mais de 50 CEOs de grandes varejistas como DPaschoal, Stone, O Boticário e Riachuelo, entre outras, e teve como palestrante o professor de inovação e estratégia do Institute for Management Development (IMD), Mark Greeven. O acadêmico é parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa e autor de dois livros sobre a modalidade de negócios.
Na abertura, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, destacou que a maior contribuição do encontro era proporcionar uma discussão profunda e ampla sobre o conceito de ecossistema de negócios. Outro ponto importante, versava em destacar a dimensão das transformações que a estratégia está precipitando na realidade de negócios atual e futura no mundo e com características próprias no Brasil.
“Desse modo poderemos conhecer e avaliar o potencial transformador em todas as cadeias de valor que o modelo de ecossistemas de negócios cria no mercado, ao dar alternativas para a desintermediação de negócios entre marcas e os consumidores finais”, observou Marcos.
Em seguida, Mark Greeven traçou um panorama da estratégia, desde o seu nascimento na China, até se tornar modelo de referência para empresas através de sinergias entre negócios. Na sequência, o acadêmico destacou algumas características dos ecossistemas e citou cases de sucesso obtidos por corporações como Apple, Philips, Alibaba e as varejistas Mammut e Evonik.
“A estratégia de ecossistema só dá certo se as empresas atuarem de forma precisa em três pontos: ter um corebusiness forte, trabalhar em sinergia com parceiros e saber coletar e interpretar os dados coletados junto aos clientes. Só assim se constrói vantagem competitiva e se criam efeitos de complementariedade”, frisou Mark Greeven.
Ao término da apresentação do acadêmico, diretores e executivos apresentaram as principais dúvidas que cercam a implantação e execução da estratégia nos diversos segmentos do varejo no Brasil. Mark Greeven explicou que, naturalmente, cada país vai imprimir características próprias de negócios ao modelo. Contudo, é importante nunca perder o foco nos clientes.
“Não podemos criar o futuro sozinhos. Precisamos estar sempre prontos para compreender e atender todas as necessidades de nossos clientes. Essa conexão é fundamental para o upgrade e o consequente sucesso dos negócios”, destacou o professor.
A quarta edição do evento “Quando os presidentes se encontram” acontece no dia 20 de julho, com o tema “Transformações do Mercado Financeiro e seus Impactos no Consumo e Varejo”. O encontro é exclusivo para convidados.
Realizadores
Gouvêa Ecosystem
A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.
KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Está presente em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua, compartilhando valor e inspirando confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos.
Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br
Website: http://www.gouveaecosystem.com