Inicio > noticias-corporativas > Maio Roxo reforça o alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais    
20/05/2021

Maio Roxo reforça o alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais

Maio Roxo reforça o alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais

São Paulo 20/5/2021 –

Data visa à conscientização sobre doenças inflamatórias do intestino e traz o alerta: a doença inflamatória intestinal (DII) atinge mais pessoas entre os 20 e 40 anos de idade

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são consideradas crônicas, ou seja, se manifestam em episódios agudos ao longo de toda a vida do paciente. Há duas modalidades de DII mais comuns na medicina: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Maio Roxo visa à conscientização sobre as DII

O dia 19 de maio foi escolhido como marco do Maio Roxo, um dia mundialmente dedicado à conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, seus sinais, sintomas e possíveis tratamentos para manejo das doenças.

O Maio Roxo também fornece informações importantes quanto às formas de se prevenir contra a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), de todos os entrevistados (3 mil pessoas), quase 80% relataram sofrer com uma dessas doenças.

Atualmente, as doenças inflamatórias intestinais têm chamado bastante atenção dos especialistas no Brasil, uma vez que vem sendo observado um aumento no número de casos – além dos desafios de realizar um diagnóstico de causa preciso e o melhor tratamento.

World IBD Day: o Maio Roxo no mundo

O World IBD Day é considerado o dia de conscientização sobre as DII ao redor do mundo. É conduzido por organizações que representam mais de 50 países em todos os cinco continentes e é coordenado pela European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis Associations (EFCCA). A cada ano, mais organizações e ativistas se unem à luta contra as doenças inflamatórias intestinais.

DII: entendendo as doenças inflamatórias intestinais

Os sintomas das DII podem envolver cólicas intestinais, diarreia recorrente e sangramento pelo reto. De forma mais específica, a doença de Crohn abrange o sistema digestório por completo, enquanto a retocolite ulcerativa atinge o reto e o intestino grosso, mais especificamente.

Em casos mais graves, a doença inflamatória pode causar o estreitamento do intestino ou, ainda, a perfuração da mucosa, podendo evoluir para uma manifestação oncológica (surgimento de tumores), tornando necessário o procedimento cirúrgico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o exame de colonoscopia é o mais indicado para prover um diagnóstico mais exato. Importante salientar que em alguns pacientes pode ser muito difícil identificar qual é o tipo de DII presente (mesmo após os exames). Em cerca de 10% dos casos, os sintomas podem ser associados tanto à retocolite ulcerativa quanto à doença de Crohn. Tais situações são consideradas como retocolite indeterminada.

Médicos podem ter acesso exclusivo a conteúdos diferenciados sobre DII e endoscopia terapêutica

Profissionais de saúde devem se manter atentos às principais informações e notícias acerca das doenças inflamatórias intestinais. Por meio do portal Endoscopia Terapêutica, é possível acessar materiais com artigos, imagens, compartilhamentos e discussões.

De acordo com o Endoscopia Terapêutica, o portal de conteúdo contempla “médicos da área que queiram estudar, tirar suas dúvidas, aprender e trocar experiências. Agora os médicos também poderão enviar seus casos e seus artigos para publicação no site. Um grande diferencial é a linguagem menos formal e menos rigorosa do nosso site em comparação com revistas internacionais de grande prestígio. Nelas, o rigor científico impera, dificultando o entendimento de muitos colegas tanto pela barreira da língua quanto pela barreira do próprio rigor científico”.

Website: https://endoscopiaterapeutica.com.br/