Inicio > noticias-corporativas > Pesquisa científica na área de saúde estética precisa evoluir    
17/11/2021

Pesquisa científica na área de saúde estética precisa evoluir

Pesquisa científica na área de saúde estética precisa evoluir

17/11/2021 – O objetivo é comprovar a eficácia de cada tratamento oferecido em nossas unidades, traçar índices de reações adversas, além de associações de procedimentos

Núcleo de Pesquisa apoia pesquisadores no desenvolvimento de suas ideias, elaboração de projeto de pesquisa (inclusive de mestrado e doutorado), submissão à apreciação ética, coleta de dados, analise de dados e produção de peça final para apresentação em eventos ou publicação em revistas científicas

Pesquisas científicas na área de saúde são inúmeras. No entanto, quando a procura é por pesquisas na área de saúde estética os resultados são mínimos. Vendo essa necessidade, até para mostrar resultados relevantes e científicos para seus pacientes, a ​Clínica Leger – com unidades em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo – aposta em algo inédito entre as clínicas de estética, um Núcleo de Pesquisa. O núcleo é formado por diversos médicos pesquisadores, estudantes voluntários e, aceita também, colaboração de pesquisadores externos e parceria com outras instituições (hospitais e universidades).

“O Núcleo de Pesquisa Leger é uma das nossas grandes apostas, pois é onde são realizados estudos médicos baseados em revisão de prontuários e tratamentos já consolidados. O objetivo é comprovar a eficácia de cada tratamento oferecido em nossas unidades, traçar índices de reações adversas, além de associações de procedimentos. Para isso, contamos com encontros semanais da equipe e, também, com a parceria de laboratórios e médicos de outras instituições clínicas”, reforça Danuza Alves, diretora médica do Núcleo.

O projeto foi criado em 2013 pelos médicos Roberto Chacur e Nívea Bordin – fundadores do Grupo Leger – com a participação do pesquisador Prof. Dr. Honório Menezes. O núcleo tem a sua operação sediada em Porto Alegre. Em oito anos, o Núcleo de Pesquisa Leger já conta com inúmeros artigos científicos publicados em revistas internacionais, como a revista Plastic Surgery and Hand Surgery e o Biomedical Journal of Scientific & Technical Research.

Dezenas de trabalhos foram apresentados em eventos ou Congressos Nacionais e Internacionais, em diversos países. As publicações científicas têm sido o ponto forte do Núcleo, sendo a produção destinada principalmente para publicação no exterior, em língua inglesa, em revistas com bom fator de impacto. A participação do Núcleo tem sido importante no desenvolvimento científico, tecnológico com propostas de estado da arte para tratar os pacientes que buscam atendimento estético e dermatológico, tanto cirúrgicos como clínicos.

“É tarefa do Núcleo apoiar os pesquisadores no desenvolvimento de suas ideias, elaborar o projeto de pesquisa (inclusive de mestrado e doutorado), submeter à apreciação ética, coletar dados, analisar os dados e produzir a peça final para apresentação em eventos ou publicação em revistas científicas. A continuidade com as tarefas do Núcleo é o objetivo para se manter na liderança nacional em pesquisas na área estética, cirúrgica e dermatológica”, garante o médico Prof. Dr. Honório Menezes.

Com o desejo de atender integralmente as necessidades dos pacientes na área da estética médica, em 2007 nasceu o Grupo Leger, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi fundado pelos médicos Roberto Chacur e Nívea Bordin. A rede, referência em preenchimentos faciais e corporais, conta com profissionais nas áreas de dermatologia, cirurgia plástica, nutrologia, nutrição, ginecologia, cirurgia vascular, entre outras. A Clínica Leger é reconhecida e registrada oficialmente na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa como Instituição de Pesquisa, e submete todos os seus protocolos de pesquisa à avaliação ética, como manda a legislação em vigor. No último ano, mais de 1300 pacientes foram atendidos ao mês em busca de diferentes tratamentos na Clínica Leger.