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25/11/2021

Endomarketing e seus benefícios no ambiente corporativo

Endomarketing e seus benefícios no ambiente corporativo

25/11/2021 –

Ações voltadas para os colaboradores favorecem objetivos estratégicos e edificam o relacionamento em equipe

Proporcionar uma eficiente estratégia de marketing para atrair novos olhares e, consequentemente, conquistar possíveis parceiros para o negócio é um método que toda e qualquer empresa se preocupa em desenvolver, afinal, quanto mais clientes satisfeitos, maior será o desempenho da companhia no mercado, com cada vez mais resultados e posições de destaque em comparação aos concorrentes.

Contudo, além de ter essa ideia em mente, também é preciso se preocupar com outro fator que é tão, ou mais, importante para a organização: o público interno. Sem uma equipe qualificada, envolvida, reconhecida e valorizada, o andamento do negócio, bem como a qualidade dos serviços, será afetado. É preciso imaginar que tudo funciona como uma engrenagem na qual uma peça se encaixa na outra para que se obtenha o resultado esperado e todas precisam de uma atenção especial para esse processo.

Um estudo desenvolvido em 2020 pelo Instituto de Pesquisa Gallup abordou a diferença entre resultados de equipes engajadas e não engajadas com mais de 1,8 milhão de colaboradores em 230 empresas e em 73 países. Identificou-se que colaboradores engajados são 17% mais produtivos, apresentam 40% a menos de absenteísmo e geram 21% mais lucro. É nesse momento que é colocado em pauta o conceito de endomarketing.

Essa ideia está voltada para um conjunto de ações que tem como objetivo adaptar o marketing tradicional para o público interno da empresa. Assim, essa ligação é criada com foco no desenvolvimento e na capacitação de pessoas de modo a melhorar a qualidade do serviço e do produto de todos os setores e, ainda, fazer com que a equipe se sinta aliada da companhia como um todo para que, juntas, propaguem uma imagem ideal e positiva.

As atividades que são desenvolvidas pela equipe de endomarketing nas empresas conseguem melhorar grandes aspectos do ambiente corporativo, incluindo a cultura, o clima organizacional e, em especial, o atendimento ao cliente. Alguns exemplos desses programas são:

Ações de reconhecimento profissional;
Eventos da empresa com os colaboradores e seus familiares, promovendo a interação;
Treinamentos, workshops e palestras motivacionais;
Ações que promovam o alinhamento dos colaboradores junto à estratégia da empresa de modo que todos se sintam parte da companhia;
Campanhas de conscientização, de segurança e de bem-estar no ambiente de trabalho;
Projetos em equipe para proporcionar momentos de companheirismo e de suavização;
Campanhas de branding a fim de atrair novos talentos ou endobranding para fortalecer e transmitir a identidade da companhia à equipe.

Outra ação que é bem diferente do comum, mais tecnológica e que proporciona maior engajamento com os colaboradores em qualquer lugar são as lives nas plataformas digitais como no YouTube ou no Instagram. Nelas, é possível abordar inúmeros temas de relevância para o segmento da empresa ou para a sociedade, possibilitando essa interação com a equipe.

O Grupo Scapini, atuante no transporte de cargas há mais de 40 anos, aderiu a essa nova prática. Todos os meses a empresa transmitirá uma live para obter essa troca mais engajada com os colaboradores e um bate-papo leve e sadio. De acordo com o CEO, Lucas Scapini: “Nós estamos em todo o Brasil e no Mercosul com mais de trinta filiais, então esse novo projeto é fundamental para conseguirmos essa aproximação com os nossos colaboradores e, de quebra, abordar temas que agregarão na vida pessoal e profissional de cada um. Nosso foco é a evolução constante, seguindo sempre juntos e, com isso, conseguindo resultados mais produtivos para todos”.

Na primeira live, realizada em outubro, a empresa transportadora abordou questões da campanha Outubro Rosa. A campanha contou com a participação de uma especialista para sanar todas as dúvidas e conscientizar ainda mais o público sem fugir do foco principal, que é essa harmonização com os colaboradores. Em novembro, seguindo a mesma linha, o encontro abordou a campanha Novembro Azul e os cuidados com o câncer e doenças de próstata. O projeto seguirá em andamento.

De acordo com um estudo realizado pela plataforma Glint, a taxa de atritos desnecessários gerados pelos funcionários desengajados é, em média, 12 vezes maior se comparada às equipes altamente engajadas. Portanto, é essencial possuir em mente que o avanço de todos também pode ser conquistado com ações pertinentes e eficazes dentro do ambiente de trabalho. Além disso, ter um setor de endomarketing empenhado para esses momentos é de extrema importância para fortalecer esse relacionamento e para conquistar bons resultados.