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29/11/2021

As 10 principais tendências da tecnologia para 2022

As 10 principais tendências da tecnologia para 2022

São Paulo 29/11/2021 – As novas tecnologias avançam rapidamente e as empresas que não se adequarem, perderão share de mercado e competitividade, menciona Ricardo Nunes, CEO da TRIYO.

Com a aceleração da transformação digital e a crescente demanda por inovação nas empresas com o objetivo de manter a competitividade no mercado, o segmento de TI se expandiu e está em constante evolução. Por isso, é importante que as empresas se mantenham informadas do que está acontecendo nesta área e se adaptem para não perder share de mercado. Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, menciona as 10 principais tendências para 2022.

De acordo com a pesquisa da International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital tem previsão de crescimento a uma taxa anual de 15,5% até 2023 e deve se aproximar de US$ 6,8 trilhões. Em 2022, 70% de todas as empresas terão investido no uso de tecnologias digitais a fim de competir em um mercado cada vez mais competitivo. As companhias que quiserem se diferenciar dever implementar inovações e soluções em todos os seus setores.
Neste processo, a área de tecnologia se tornou um grande aliado e tem demandado muito trabalho aos profissionais de TI. Esse segmento está em constante evolução e sendo assim, é importante que as empresas se mantenham informadas do que está acontecendo para não perder share de mercado.
Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, menciona as 10 principais tendências na área de Tecnologia para 2022:

1. Internet das Coisas (IoT)
Podemos dizer que a Internet das coisas diz respeito a conectar dispositivos com a internet para que eles interajam com as pessoas, com aplicativos e entre eles. É o resultado da combinação do número de usuários crescentes na internet e a quantidade de aparelhos e serviços tecnológicos disponíveis. Estão muito presentes em nosso dia a dia, como por exemplo nos smartphones, Smart TVs, Youtube, Waze, etc.
Sua aplicação é útil em diversos segmentos como saúde, indústria, agronegócio, serviços, entre outros.
Essa transformação no mercado desafiará as empresas a inovarem criando soluções diferenciadas e que facilitem as formas de fazer negócios e o mais importante, é que isso poderá ser usado como estratégia competitiva. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados e ainda são desafios para o crescimento do IoT, como segurança cibernética das organizações, proteção e sigilo de dados e seu funcionamento seguro.

2. Inteligência Artificial – IA
Segundo a IDC (International Data Corporation), os gastos globais com inteligência artificial chegarão a US$ 110 bilhões em 2024. Segundo a pesquisa, até 2023 um quarto das empresas adquirirá pelo menos um projeto de software de IA e suas vertentes, como machine learning e deep learning.
O uso da IA vem ganhando cada vez mais força. Antes a preocupação era a de que a Inteligência Artificial substituiria os humanos, mas já se provou que a IA irá apenas ajudar a melhorar a automatização de processos, tornando-os mais produtivos e proveitosos, como por exemplo, irá ajudar na segurança da informação.

3 – Cloud
Os servidores em nuvem tornaram-se importantes aliados no trabalho remoto, pois garantem o armazenamento dos dados de forma on-line permitindo que as pessoas possam acessá-los de qualquer parte.
Mas, muito mais que isso, utilizar sistemas em nuvem oferece diversas vantagens como redução de custo para o negócio e mais segurança para os dados que trafegam na internet, agilidade, inovação e oportunidade de expansão com a aceleração digital. Por exemplo, migrar um sistema ERP para a nuvem proporciona, além dos benefícios já citados, escalabilidade, melhor controle e gestão do negócio e atualização constante.

4 – Chatbot
O chatbot já é uma ferramenta presente em muitas empresas. Com a pandemia, e consequente aumento de vendas pela internet e e-commerce, sua utilização ganhou mais importância por conta de solicitações de suporte e atendimento em geral, agendamento de consultas on-line, entre outros, além da possibilidade de automatizar diversas atividades para fazer um primeiro atendimento, resolvendo problemas comuns, status de pedidos, etc. Seu processo ainda tem muito a ser melhorado, principalmente na integração a outros dispositivos. Para 2022, o grande desafio será o de melhorar e amadurecer as suas funcionalidades permitindo mais assertividade, flexibilidade, segurança e agilidade aos atendimentos.

5 – Experiência do usuário e Experiência por voz
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e demandam por uma verdadeira experiência de compra. Por isso, as empresas investem cada vez mais em soluções com o objetivo de oferecer todos os tipos de serviços que melhorem a jornada do cliente dentro do site. Além disso, em busca de maior rapidez e agilidade nas pesquisas e até compras on-line, os clientes estão usando cada vez mais os assistentes de voz. rem mais comodidade a elas.

6 – Hiperautomação
Com a Hiperautomação é possível eliminar trabalhos burocráticos e manuais, minimizar erros e retrabalhos, ganhar tempo e aumentar a produtividade da equipe, além da redução de custos, através de soluções de softwares criados para automatizar e executar tarefas, atividades e processos, promovendo a tendência para a colaboração entre pessoas e máquinas.

7 – Big Data
O Big Data é a área do conhecimento que estuda qual o melhor modo de tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos enormes de dados que não podem ser analisados por sistemas tradicionais em um curto espaço de tempo. Com as informações em mãos e cruzando as variáveis desse grande volume de dados, as empresas ganham novas possibilidades de insights competitivos para tomadas de decisão mais assertivas.

8 – Privacidade e segurança
Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a preocupação com a segurança dos dados ficou mais em evidência. As ferramentas que tratam dados sensíveis são tendência para os próximos anos, como por exemplo, softwares de automação de processos de validação de dados que ajudam a garantir a verdadeira identidade do usuário.

9 – Internet of Behavior (IoB)
Internet of Behavior significa Internet do Comportamento. São várias as interações que o usuário faz com os dispositivos diariamente, e com isso, fornece seus dados pessoais que analisados, traçam um perfil completo do consumidor. Por um lado, é um grande diferencial para as empresas, mas por outro, se usado de forma errada, sem consentimento ou por pessoas não autorizadas, pode acarretar problemas financeiros e judiciais para as companhias.

10 – 5G
O 5G é uma das tecnologias mais esperadas para 2022 e a expectativa é que ela promova um salto no avanço das conexões e na qualidade da internet no Brasil. Com o 5G, muitas empresas conseguirão manter suas operações com total disponibilidade, quase sem interrupções.

À medida que as novas tecnologias avançam, as empresas precisam se adequar a essa transformação digital.

Website: http://www.triyo.com.br