Inicio > noticias-corporativas > Empresas brasileiras atuam em projetos de transformação digital em resposta às interrupções da pandemia    
17/01/2022

Empresas brasileiras atuam em projetos de transformação digital em resposta às interrupções da pandemia

Empresas brasileiras atuam em projetos de transformação digital em resposta às interrupções da pandemia

SÃO PAULO 17/1/2022 –

O relatório ISG Provider Lens™ revela que empresas no Brasil estão focadas na experiência do cliente, colaboração virtual e recursos preditivos baseados em IA para competir em meio às mudanças no cenário

A transformação digital das empresas brasileiras avançou rapidamente do conceitoàexecução nos últimos anos, especialmente enquanto as empresas lidavam com os efeitos da pandemia da Covid-19, de acordo com um novo relatório publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil constata que as empresas do país enfrentaram intensa pressão para escolher, executar e dimensionar soluções de digitalização quando a pandemia começou a evoluir muito rapidamente. Muitas empresas foram forçadas a se reposicionar e mudar seu foco para novas realidades de mercadoàmedida que os requisitos mudavam.

“A transformação digital exige resiliência e foco no valor percebido pelo cliente. A percepção sobre a maturidade digital de uma empresa pode contribuir para seu crescimento e sucesso”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research.

“Nem todas as empresas brasileiras que tentam seguir rapidamente as tendências têm alcançado os mesmos resultados”, disse Aase. “Isso aponta para a importância de se envolver com parceiros de serviços e soluções, como consultores especializados, que possuem um portfólio de tecnologia amplo e detalhado e vasta experiência em gestão de mudanças.”

Sob as condições de mudança do ano passado, soluções de atendimento ao cliente sem contato, interações virtuais entre funcionários e parceiros e o uso de IA para prever interrupções na cadeia de suprimentos estavam entre os tópicos mais relevantes para as empresas no Brasil, diz o relatório. O rápido crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia tornou os requisitos de vendas e logística cada vez mais complexos. As empresas buscaram fornecedores de serviços com experiência em digitalização de processos, análise automatizada de dados, automação de armazenamento e distribuição e operações de entrega.

As considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) também surgiram como um foco importante para as empresas brasileiras, diz o ISG. Muitas estão trabalhando para melhorar sua transparência, ética, integridade e, principalmente, sustentabilidade, impulsionados em parte pelas decisões dos fundos de investimento de priorizar o desempenho em ESG. Ao longo do caminho, as empresas remodelaram suas abordagens de matérias-primas, fabricação, distribuição e reciclagem para criar uma cadeia de suprimentos circular.

Em todo o mundo, inclusive no Brasil, a transformação digital se tornou o caminho para o sucesso em todos os setores, permitindo que as organizações se tornem mais ágeis e competitivas, de acordo com o ISG. As novas tecnologias melhoraram os processos de design, produção, vendas, cadeia de suprimentos e recursos humanos das empresas e permitiram melhores experiências do cliente que impulsionaram os resultados.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 34 provedores em quatro quadrantes: Digital Business Consulting Services, Digital Customer Experience Services, Digital Supply Chain Transformation Services, e Sustainability and Decarbonization Services.

O relatório nomeia Stefanini e Wipro como Líderes em todos os quatro quadrantes. Ele nomeia Accenture e BRQ como Líderes em três quadrantes cada e Deal, Deloitte, IBM e T-Systems como Líderes em dois quadrantes cada. CI&T, Infosys, Logicalis, PwC, Schneider Electric, Siemens Energy e Sustainable Carbon são apontados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Accenture, Deloitte, Nação Digital, Sinqia e TOTVS são nomeadas como Rising Stars – empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório estão disponíveis na BRQ, MadeinWeb e T-Systems.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.

Contato:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Mobile: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE