Pesquisa sobre o mercado de jornalismo repercute na imprensa
São Paulo, SP 4/2/2022 – De fato, conseguimos desenvolver um raio-X do setor
Levantamento realizado pelo Portal Comunique-se contou com mais de 300 respondentes
Site especializado na cobertura dos bastidores da imprensa e com 20 anos de história, o Portal Comunique-se divulgou nesta semana a pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”. O levantamento, que entrevistou 335 profissionais da comunicação do país, apresenta dados referentes à carga horário de trabalho, à média salarial e aos hábitos e costumes dos jornalistas.
Além de ganhar destaque no próprio Portal Comunique-se, o material relacionado à pesquisa tem conquistado espaço em outros veículos de comunicação e em entidades vinculadas a setores da imprensa do país. Ao menos outros 12 sites repercutiram dados presentes no levantamento.
O TudoRádio, por exemplo, publicou artigo sobre o fato de, segundo a pesquisa divulgada pelo Portal Comunique-se, a maioria dos jornalistas do país ter o costume de consumir conteúdo por meio da mídia radiofônica. 55,8% dos entrevistados afirmaram que ouvem frequentemente alguma emissora de rádio.
Por sua vez, o Observatório da TV abordou números referentes à relação dos jornalistas brasileiros com a audiência televisiva. O site informou que entre o universo de respondentes, 71,9% afirmam que acompanham canais da televisão por assinatura. A televisão aberta é acompanhada por 63% dos entrevistados.
O fato de Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão liderarem em volume de assinaturas entre os jornalistas brasileiros chamou a atenção da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Em sua página oficial na internet, a entidade observou que cada uma das três publicações tem, ao menos, 30 assinantes ativos na imprensa brasileira.
“A repercussão mostra que a pesquisa revela dados pertinentes para o mercado de jornalismo do país. De fato, conseguimos desenvolver um raio-X do setor”, comenta o jornalista Anderson Scardoelli. Editor-chefe do Portal Comunique-se, ele foi o responsável por coordenar o levantamento.
Repercussão em outros veículos
A pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil” também movimentou pautas em veículos como Imprensa & Mídia, Diário de Suzano, As Notícias de Hoje, Globally 24, Revista RMC, G10 News, El Diario de Latinoamerica e Portal dos Jornalistas. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) foi outra entidade a divulgar informações sobre o material.
O relatório completo da pesquisa promovida pelo Portal Comunique-se está disponível para download gratuito na internet. A íntegra da apresentação pode ser baixada em comunique-se.com.br/pesquisa-raio-x-jornalismo.
Website: https://www.comunique-se.com.br/pesquisa-raio-x-jornalismo/