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03/05/2022

Mais de 250 milhões de contas digitais foram abertas em 2021

Mais de 250 milhões de contas digitais foram abertas em 2021

São Paulo 3/5/2022 – Isso representa uma enorme oportunidade para que novas startups financeiras conquistem investimentos, mas precisam apostar nas necessidades dos consumidores

De acordo com estudos, os brasileiros vêm se mostrando adeptos às alternativas financeiras digitais, sendo que mais de 75% declaram estar dispostos a migrar de uma instituição financeira convencional para uma digital

O Ranking de Onboarding Digital 2021, realizado pela empresa de verificação de documentos digitais Idwall, em parceria com a Cantarino Brasileiro, indicou que, no momento da pesquisa, mais de 250 milhões de contas digitais haviam sido abertas no país. Em entrevista, um total superior a 75% dos brasileiros afirmaram estar dispostos a abrir uma conta digital, deixando instituições financeiras convencionais. A pesquisa entrevistou 1.654 brasileiros em todas as regiões do país, durante os meses de novembro e dezembro do ano passado.

A faixa etária do público disposto a utilizar contas digitais também foi investigada no estudo: constatou-se que 28,3% têm entre 20 a 30 anos, 31,3% estão entre os 31 e 40 anos e cerca de 40% dos usuários têm mais de 45 anos. Referente às classes sociais, 51% pertencem à classe C. 

Outra conclusão importante da pesquisa foi em relação à participação de cada região brasileira no número total de abertura de contas digitais no país no ano passado. A região Nordeste, segundo o estudo, passou de um número médio de abertura de contas de 3,0 em 2020 para 4,6 em 2021. Já a região Sul, por exemplo, passou de 2,9 contas abertas por usuário em 2020 para 3,7 em 2021.

Para Edson de França, CEO e fundador do UseConta, fintech cofundada com Natália Cardoso, esse movimento evidencia um novo comportamento de consumo quando o assunto são instituições financeiras. “O cliente não quer apenas falar com o gerente ou agendar um horário, quer a resposta na hora, na palma da mão e facilidade nos serviços”, complementa.

Outros estudos analisam o mesmo cenário de forma similar. A pesquisa da S&P Global Ratings, publicada em 19 de outubro de 2021, já apontou o avanço da digitalização do sistema financeiro nacional. O estudo garante a competitividade no setor através do oferecimento de vantagens como estruturas menores, sistemas mais ágeis e melhor experiência do consumidor.

Tendo esse cenário em vista, o empresário comenta que “isso representa uma enorme oportunidade para que novas startups financeiras conquistem investimentos, mas precisam apostar nas necessidades dos consumidores”.

O mesmo estudo da S&P observou que as movimentações recentes do Banco Central brasileiro criam um cenário mais favorável à popularização dos bancos digitais. Mudanças na forma de controlar a detenção das informações dos usuários alteraram a dinâmica competitiva entre bancos tradicionais e digitais, concluiu o estudo, que também registra a expectativa de que o sistema tem potencial para ficar ainda mais eficiente, com “serviços customizados que se adaptem melhor às necessidades dos clientes”.

“É nítido que o comportamento do consumidor vem mudando e por isso as corporações precisam se adaptar. O cenário digital traz oportunidades para o mercado financeiro, visto que, de acordo com as pesquisas, o público busca por comodidade, tendo preferência por bancos digitais”, finaliza França.

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