YouTube SEO: estratégia pode gerar autoridade para a marca
Passa Quatro 22/9/2022 –
O YouTube SEO é uma estratégia focada em melhorar o ranqueamento de vídeos no YouTube, que pode aumentar a autoridade da marca, a visibilidade do conteúdo e o tráfego.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos online e o segundo maior buscador do mundo, segundo o Relatório de Impacto – YouTube Brasil 2020, da Oxford Economics. E quando o assunto é busca, as estratégias de SEO podem tornar os vídeos mais relevantes e assistidos.
Mas antes de entrar no assunto do YouTube SEO, primeiro, é importante entender o que é SEO. Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização usadas para alcançar o ranqueamento orgânico de páginas nas pesquisas do Google e em outros buscadores, como o YouTube.
As estratégias de SEO envolvem técnicas que visam melhorias na performance do site, otimização de conteúdo e design com foco na experiência do usuário e metrificação dos resultados. Quanto mais estratégias de SEO, mais relevante pode ser o conteúdo para o algoritmo do buscador ou plataforma.
Quais as vantagens do YouTube SEO?
Quando se aplica a estratégia de SEO nos conteúdos do YouTube, a ideia é tornar o canal referência no nicho de atuação por meio do posicionamento orgânico nos primeiros resultados de pesquisas, tanto na plataforma, quanto no Google. Com o YouTube SEO, é possível:
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Potencializar o engajamento com o público;
- Gerar mais tráfego.
O YouTube SEO é uma alternativa para as empresas de cuidados para a vida trabalharem a Jornada de Disease Awareness, devido às limitações para a divulgação de medicamentos prescritos em todo o país, regulamentadas pela ANVISA para controlar o uso exagerado de remédios e direcionar o conteúdo publicitário a quem de fato interessa.
Por meio de conteúdo estratégicos, é possível fazer com que o público-alvo caminhe pela Jornada de Disease Awareness, ou seja, etapas de relacionamento e conhecimento ao consumir conteúdos que vão desde a etapa de conscientização sobre a doença até o acompanhamento médico.
De que maneira o conteúdo chegará ao público?
O conteúdo chega até o público a partir da combinação de diferentes estratégias dos mecanismos de buscas, que analisam desde às palavras-chave do conteúdo, até o carregamento da página de destino. Por isso, para ganhar destaque, é importante apostar em:
- Tags otimizadas;
- Descrições em blocos;
- Palavras-chave estratégicas;
- Títulos objetivos e persuasivos;
- Legendas do próprio YouTube;
- Tempo de vídeo de no mínimo 2 minutos.
Desde que alinhados às regras de compliance, LGPD e políticas da plataforma, o YouTube SEO é uma solução em estratégia de marketing digital para healthcare.
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