Inicio > noticias-corporativas > Consumo virtual de atividades culturais cresce na pandemia    
20/04/2022

Consumo virtual de atividades culturais cresce na pandemia

Consumo virtual de atividades culturais cresce na pandemia

Rio de Janeiro – RJ 20/4/2022 – Estudo do Itaú Cultural e do Instituto Datafolha apontou que o número de pessoas que buscaram atividades culturais online em 2021 cresceu de 20% para 40%.

Dado corresponde ao número de pessoas que tiveram contato online com atividades culturais relacionadas a apresentações artísticas de teatro, dança e música.

Em estudo realizado pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Datafolha, que ouviu 2.276 indivíduos em todo o país, entre os dias 10 de maio e 9 de junho de 2021 foi possível verificar que o número de brasileiros conectados à internet por mais tempo durante o dia, passou de 71% no ano de 2020 para 76% já no ano de 2021. Dentre os dados apresentados, as atividades culturais das categorias de apresentações artísticas de teatro, dança e música tiveram aumento de 20% no ano de 2020 para 40% em 2021, segundo os entrevistados.

No estudo chamado de Pesquisa Hábitos Culturais 2 é possível verificar diversas atividades culturais que tiveram maior procura principalmente pelo motivo das pessoas estarem em casa, por causa da pandemia. Dentre eles, o interesse por filmes e séries, passou de 68% para 75% e a atividade de realização de cursos livres on-line de 35% para 41% na comparação entre os anos de 2020 e 2021. Desde o primeiro estudo realizado no ano de 2020, que se chamou pesquisa Hábitos Culturais – Expectativa de Reabertura e Comportamento Digital, já era possível verificar que o brasileiro estava sentindo falta de ter contato com atividades culturais no cotidiano antes da pandemia.

No primeiro estudo, realizado em 2020, o percentual somado dos brasileiros que mais sentiram falta durante o período de fechamento dos espaços dedicados a atividades culturais e entretenimento para as atividades relacionadas a cinema e shows foi de 54%. Já depois dos acontecimentos iniciais da pandemia no Brasil, entre fevereiro e março de 2020, a plataforma Instagram já havia informado ao site Business Insider que o número de transmissões ao vivo na plataforma havia aumentado 70%.

Em entrevista, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural afirmou que a indústria da cultura soube reagir aos desafios da pandemia e rapidamente levou sua produção para o ambiente on-line, onde encontrou uma audiência ávida por entretenimento, reflexão e novas experiências.

Perguntada sobre o impacto da pandemia no meio cultural, Vanessa Giacomo, eleita uma das melhores atrizes brasileiras em 2014 no Troféu Imprensa, afirmou que: “é possível encontrar um pouco de alegria, diversão e entretenimento a partir de casa, mesmo com os espaços culturais sendo reabertos com a diminuição dos casos de covid-19 nos últimos meses”. Vanessa concluiu que: “estar em contato diário com a cultura proporciona diversos benefícios para qualquer pessoa, principalmente depois de tudo que enfrentamos durante esses anos de pandemia que mudou a vida de muitas pessoas. Sabemos da nossa responsabilidade de fazer as pessoas sorrirem e terem experiências incríveis do outro lado da telinha”, completou Vanessa.

Website: https://vanessagiacomo.com.br/