Lenovo Group: resultados financeiros anuais de 2021/2022
HONG KONG 27/5/2022 –
Lenovo registra mais um ano recorde, ultrapassando o marco de receita de US$ 70 bilhões e atingindo US$ 2 bilhões em lucro líquido
O Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje resultados recordes para um exercício fiscal do grupo, com máximas históricas de lucro e receita. O lucro líquido anual atingiu a marca de US$ 2 bilhões, um crescimento de 72% ano a ano, com aumento de receita US$ 10 bilhões pelo segundo ano consecutivo, ultrapassando US$ 71 bilhões. Todos os principais grupos de negócios foram lucrativos durante todo o exercício fiscal, com forte impulso de crescimento nos negócios de telefonia móvel, infraestrutura e soluções e serviços.
A Lenovo superou com sucesso os desafios do ambiente macroeconômico e demonstrou agilidade e resiliência ao enfrentar a escassez de suprimentos em todo o setor, interrupções devidasàpandemia, incertezas geopolíticas e inflação mais alta para obter resultados recordes no ano.
A tendência de transformação digital e inteligente continua a acelerar, apresentando fortes oportunidades de crescimento para o grupo. Mais de 50% das empresas agora incluem a digitalização em sua estratégia corporativa, em comparação com pouco mais de um terço há dois anos. O modelo de trabalho híbrido é uma mudança de longo prazo que continuará a gerar forte demanda não apenas por dispositivos inteligentes e infraestrutura de data center, mas também por soluções orientadas a cenários, como colaboração inteligente, casa inteligente e escritório inteligente.
A Lenovo continuou a fortalecer sua competitividade para orientar o crescimento lucrativo sustentável. A empresa já fez um grande progresso para dobrar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em três anos a partir do exercício fiscal de 2021/2022, um aumento de 43% na comparação ano a ano, para US$ 2 bilhões. E continuará a cumprir suas metas e compromissos em meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa (ESG). A empresa está confiante de que, dando aproveitamento máximo a sua estratégia clara, competindo com sua vantagem competitiva única de modelo global-local e o equilíbrio certo entre inovação e eficiência, poderá superar quaisquer desafios para capturar oportunidades.
O Conselho de Administração da Lenovo declarou dividendos finais por ação de 3,8 centavos de dólar americano, ou 30,0 centavos de dólar de Hong Kong no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2022.
Destaques financeiros:
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Exercício fiscal 21/22 Milhões de US$ |
Exercício fiscal 20/21 Milhões de US$ |
Alteração
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4.º tri 21/22 Milhões de US$ |
4.º tri 20/21 Milhões de US$ |
Alteração
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Receita do grupo |
71.618 |
60.742 |
18% |
16.694 |
15.630 |
7% |
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Receita bruta |
2.768 |
1.774 |
56% |
520 |
380 |
37% |
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Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas) |
2.030 |
1.178 |
72% |
412 |
260 |
58% |
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Ganhos básicos por ação (centavos de US$) |
17,45 |
9,54 |
7,91 |
3,52 |
2,19 |
1,33 |
Citação do presidente do conselho e CEO, Yuanqing Yang:
“Embora o ano passado tenha sido desafiador para o mundo, com a aceleração da transformação digital e inteligente em nível global, a Lenovo apresentou um ano recorde de lucro e receita”, disse Yuanqing Yang, presidente do conselho e CEO da Lenovo. “Todos os nossos principais negócios agora são lucrativos o ano inteiro, e nossos novos motores de crescimento – SSG, ISG e Mobile – estão mostrando um forte impulso. Vamos capturar essa janela de oportunidade, dobrar nosso investimento em P&D, impulsionar a transformação liderada por serviços, cumprir nossas metas ESG e nos manter flexíveis e resilientes para levar toda a empresa a novos patamares.”
Grupo de Soluções e Serviços (Solutions and Services Group, SSG): forte crescimento e margens altas, aumentando a lucratividade geral do grupo
Oportunidade:
O mercado de serviços de TI, com valor de trilhões de dólares, continua se expandindo. Com o modelo de trabalho híbrido, a demanda por serviços digitais no local de trabalho deverá atingir US$ 93 bilhões até 2025. Da mesma forma, pesquisas mostram que mais de 90% dos CIOs estão dispostos a considerar ofertas de tecnologia como serviço.
Desempenho do exercício fiscal 21/22:
- No ano passado, o SSG apresentou alta lucratividade e alto crescimento, com a receita atingindo um recorde histórico de US$ 5,4 bilhões, um crescimento de quase 30% na comparação ano a ano. A margem operacional foi de 22%.
- Todos os segmentos registraram crescimento de dois dígitos, em particular o de serviços gerenciados, que apresentou aumento de receita superior a 60% em relação ao ano anterior, com forte crescimento do negócio TruScale as-a-service. Os serviços de projetos e soluções apresentaram crescimento de receita 28% na comparação ano a ano, pois as soluções verticais mais que dobraram em relação ao ano anterior.
- A receita de serviços gerenciados e serviços de projetos e soluções agora representa quase metade dos negócios do SSG.
Crescimento sustentável:
- O SSG continuou a investir em ferramentas de software, plataformas e soluções verticais reprodutíveis com o próprio IP da Lenovo, concentrando-se principalmente em aprofundar os recursos de soluções verticais nos principais setores da indústria, do varejo, dos setores de saúde, educação e nas cidades inteligentes.
- O TruScale as-a-service continuou a se expandir para incluir soluções de local de trabalho digital mais amplas, e a empresa desenvolveu soluções de nuvem híbrida.
- A exploração adicional das soluções de metaverso continua em foco.
Grupo de Soluções de Infraestrutura (Infrastructure Solutions Group, ISG): lucrativo com receita recorde
Oportunidade:
O ISG continuou a se beneficiar da atualização da infraestrutura de TIC, na qual só o mercado de data center deve atingir US$ 183 bilhões até 2025, a infraestrutura Edge deverá ultrapassar US$ 41 bilhões e o mercado de nuvem híbrida superará US$ 120 bilhões. Como a criação de dados deve dobrar até 2025, as oportunidades de processamento e armazenamento de dados continuarão a crescer.
Desempenho do exercício fiscal 21/22:
- O ISG atingiu um marco importante, tornando-se lucrativo durante todo o ano, com receita recorde de US$ 7 bilhões, um aumento de mais de 13% na comparação ano a ano.
- Todas as partes dos negócios de alto valor, como armazenamento, software, serviços e HPC, bateram recordes de receita.
Crescimento sustentável:
- O ISG continuou a evoluir para o conceito de produtos premium, aprimorando sua capacidade de pilha completa para os segmentos de provedores de nuvem (Cloud Service Providers, CSP) e pequenas e médias empresas (Enterprise/Small and Medium Business, SMB).
- Os investimentos em recursos internos de projeto e fabricação serão mantidos e se expandirão para abranger áreas de rápido crescimento, como serviços de borda e nuvem.
- O ISG se diferenciou ainda mais com tecnologia verde, como seu sistema Neptune Liquid Cooling.
Grupo de Dispositivos Inteligentes (Intelligent Devices Group, IDG): receita recorde, crescimento da lucratividade
Oportunidade:
O mercado de dispositivos inteligentes continua a se beneficiar do “novo normal” do trabalho híbrido. Embora a demanda por PCs para consumidores possa diminuir no curto prazo, a demanda comercial continua forte. Espera-se que as remessas de endpoints de IoT atinjam US$ 2,3 bilhões em 2025, e o mercado de colaboração inteligente deverá ultrapassar US$ 80 bilhões até 2025.
Desempenho do exercício fiscal 21/22:
- A receita superou US$ 60 bilhões pela primeira vez, um aumento de 18% ano a ano, e a lucratividade melhorou em quase US$ 1 bilhão na comparação ano a ano.
- Os PCs mantiveram a primeira posição em um momento em que todos os segmentos premium apresentaram crescimento de receita anual de mais de 30%.
- A receita de smartphones superou o mercado em 30 pontos e dobrou o lucro operacional para mais de US$ 360 milhões, um recorde desde a aquisição da Motorola Mobility.
- A expansão para além de PCs continua e agora mais de 18% da receita do IDG tem origem em outros dispositivos inteligentes, integração computação/IoT e soluções com base em cenários.
Crescimento sustentável:
- A Lenovo mantém sua estratégia de investir em inovação, principalmente em segmentos premium, para estender sua posição de liderança em PCs, mantendo a lucratividade líder do setor.
- A expansão adicional em smartphones, tablets, integração computação/IoT e soluções com base em cenários, como Smart Collaboration, Smart Home e Smart Office, continua a promover novos motores de crescimento.
Desempenho do quarto trimestre:
No quarto trimestre, apesar da interrupção no fornecimento e na produção devido aos surtos de COVID-19 na China, a Lenovo ainda encerrou o último trimestre do ano com bons resultados. O lucro líquido do quarto trimestre alcançou um aumento anual superior a 50% e a receita cresceu quase 7% na comparação ano a ano, atingindo US$ 16,7 bilhões, com todos os três grupos de negócios contribuindo para o crescimento lucrativo da empresa. A receita do SSG cresceu 28%, com melhora da margem operacional de mais de 1 ponto em relação ao ano anterior. O ISG manteve sua lucratividade no segundo trimestre. O IDG melhorou sua margem operacional na comparação ano a ano pelo 18.º trimestre consecutivo.
Destaques operacionais e investimentos para o futuro
Investimento em P&D – A Lenovo estabeleceu recentemente sua visão ousada para o próximo ano, que inclui a contratação de 12.000 profissionais de P&D em todo o mundo nos próximos três anos como parte de seu compromisso de dobrar o investimento em pesquisa e desenvolvimento. No ano passado, o investimento em P&D cresceu 43% na comparação ano a ano, superando a marca dos US$ 2 bilhões, um recorde histórico. O número de funcionários em P&D cresceu 48% ano a ano, ultrapassando 15.000, com um em cada cinco funcionários trabalhando agora em P&D. Os investimentos estão concentrados na nova arquitetura de TI, ou inteligência de cliente-borda-nuvem-rede, e são equilibrados para otimizar o retorno entre o curto, o médio e o longo prazo.
Compromissos ESG – Depois de superar suas metas de redução de emissões para 2020 com um ano de antecedência, a Lenovo se comprometeu com a visão de atingir o zero líquido até 2050 e está trabalhando com a Science Based Target Initiative (Iniciativa de metas com base científica) para estabelecer metas que apoiem essa visão. A Lenovo faz relatórios sobre tópicos de sustentabilidade desde 2008, incluindo a definição de seu trabalho e suas metas para a mitigação das mudanças climáticas, economia circular e materiais sustentáveis. Além da visão de zero líquido, a Lenovo se comprometeu a afetar de forma positiva 15 milhões de vidas por meio de programas filantrópicos e parcerias até 2025. O braço filantrópico da empresa, a Lenovo Foundation, oferece tecnologia mais inteligente para todos, capacitando comunidades com baixa representatividade com acesso a tecnologia e educação STEM.
Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 159.º lugar na lista Fortune Global 500, empregando 75.000 pessoas em todo o mundo e atendendo a milhões de clientes, todos os dias, em 180 mercados. Com foco em uma visão ousada de fornecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como líder mundial em PCs e expandiu seus negócios para novas áreas de crescimento de infraestrutura, dispositivos móveis, soluções e serviços. Essa transformação, juntamente com sua capacidade de inovação que muda o mundo, a Lenovo está construindo uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as mais recentes notícias em nosso StoryHub.
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LENOVO GROUP RESUMO FINANCEIRO Para o exercício fiscal e o exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2022 (em milhões de US$, exceto dados de ações) |
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4.º tri |
4.º tri |
Alteração em relação ao ano anterior |
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EF21/22 |
EF20/21 |
Alteração em relação ao ano anterior |
Receita |
|
16.694 |
15.630 |
7% |
|
71.618 |
60.742 |
18% |
Lucro bruto |
|
2.864 |
2.688 |
7% |
|
12.049 |
9.768 |
23% |
Margem bruta |
|
17,2% |
17,2% |
0 ponto |
|
16,8% |
16,1% |
0,7 ponto |
Despesas operacionais |
|
(2.275) |
(2.209) |
3% |
|
(8.968) |
(7.588) |
18% |
Despesas de P&D |
|
(576) |
(417) |
38% |
|
(2.073) |
(1.454) |
43% |
(incluídas nas despesas operacionais) |
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Relação despesas/receita |
|
13,6% |
14,1% |
(0,5) ponto |
|
12,5% |
12,5% |
0 ponto |
Lucro operacional |
|
589 |
479 |
23% |
|
3.081 |
2.180 |
41% |
Outras receitas/(despesas) não operacionais – líquidas |
|
(69) |
(99) |
(30%) |
|
(313) |
(406) |
(23%) |
Receita bruta |
|
520 |
380 |
37% |
|
2.768 |
1.774 |
56% |
Tributação |
|
(99) |
(95) |
4% |
|
(623) |
(461) |
35% |
Lucro no período/ano |
|
421 |
285 |
48% |
|
2.145 |
1.313 |
63% |
Participação minoritária |
|
(9) |
(25) |
(63%) |
|
(115) |
(135) |
(14%) |
Lucro atribuível aos acionistas |
|
412 |
260 |
58% |
|
2.030 |
1.178 |
72% |
Ganhos por ação (centavos de USD) |
|
|
|
|
|
|
|
|
Básico |
3,52 |
2,19 |
1,33 |
17,45 |
9,54 |
7,91 |
||
Diluído |
3,20 |
1,94 |
1,26 |
15,77 |
8,91 |
6,86 |
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Fonte: BUSINESS WIRE