Omnicanalidade: como pequenos empresários agregam valor aos seus negócios?
São Paulo – SP 31/8/2022 – As telas digitais permitem ao varejo de todos os tamanhos se adaptar às necessidades do consumidor por meio de tecnologias eficientes e acessíveis.
Integração entre ambiente online e offline facilita a experiência de compra dos consumidores e ação estratégica pode começar pela comunicação
Pequenos empresários atentos às novas tendências têm se conscientizado de que a comunicação digital é a aliada ideal para dar início à jornada de integração de canais de vendas físicos e virtuais. A ação dá ênfase ao conceito de “omnicanalidade”, que se tornou essencial até mesmo para os pequenos varejistas se manterem competitivos no mercado.
De acordo com o Carat Insights 2022, um levantamento do Instituto Locomotiva encomendado pelo Fiserv, hoje a integração do online e do offline no varejo é hoje algo exigido por 88% dos consumidores. De forma complementar a essa informação, uma pesquisa do CB Insights mostrou que não é apenas isso: as experiências no digital têm influenciado as expectativas dos consumidores nas lojas físicas. Eles topam, por exemplo, comprar na loja física e receber em casa ou comprar online e retirar na loja. As interações, portanto, hoje acontecem em ambos os modos. E não é para menos, visto que 85% dos consumidores preferem interagir com marcas de ambas as formas.
É assim que os varejistas que lançam mão da abordagem omnichannel têm se tornado líderes de mercado — mais de 90% das marcas que já se adaptaram à experiência omnichannel estão à frente da concorrência, segundo o estudo.
Os bons resultados obtidos, aliados aos hábitos de consumo dos brasileiros – que tendem a ser receptivos ao uso de novas tecnologias – e à retomada econômica no contexto da pandemia, passaram a chamar a atenção também dos pequenos varejistas, como é o caso de Maikon Gorges.
Administrador do Supermercado De Angelina, de Balneário Camboriú (SC), Maikon adotou a estratégia em dezembro de 2020. Ele conta que a princípio tinha muita cautela em relação à gestão de conteúdo, ao investimento e aos custos de implementação. Mas, a possibilidade de ter mais facilidade e agilidade nas divulgações de ofertas, novidades e vídeos institucionais de fornecedores falou mais alto. “As ofertas ficaram mais claras com as imagens dos produtos e a fachada da loja, mais limpa, sem aquele monte de placas de papel”, conta ele, que implantou a sinalização digital na fachada do comércio.
Para concretizar sua nova estratégia, Maikon elegeu uma plataforma de distribuição de conteúdo na nuvem. Uma das grandes vantagens da escolha foi o fato dela deixar o caminho preparado para quando decidir dar o próximo passo rumo à diferenciação no mercado e ampliar a comunicação para diferentes canais simultaneamente. Afinal, o software não apenas agilizou a distribuição do conteúdo na fachada e deixou a informação mais clara, como também está apto a distribuir o conteúdo entre diferentes canais – e-mail, SMS, redes sociais, dentre outros – oferecendo aos clientes experiências unificadas e customizadas.
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