Leila Salles lança obra sobre mulheres da baixada fluminense do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro 18/8/2022 –
A obra apresenta as práticas da educação para a justiça ambiental realizada pelas mulheres da Baixada Fluminense (RJ) que atuam no Fórum dos Atingidos pela indústria do petróleo nas cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG), colocando em confronto os discursos da Petrobrás-REDUC e as falas antagônicas das mulheres do GT-Mulheres do FAPP-BG.
No último dia 04/08 ocorreu o lançamento da obra “Mulheres da Baixada Fluminense”, juntamente com a editora Autografia, no MEPES em Piúma e Presidente Kennedy, na fronteira Sul do Espírito Santo com Norte do Rio de Janeiro, região do pré-sal da Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. Escrito por Leila Salles, é o primeiro livro da autora que começou sua jornada como autora neste ano. O lançamento ocorreu às 18h, na Rua Costa Pereira, 129, no bairro – Centro – Anchieta – ES, no VII SEMINÁRIO DA CAMPANHA NEM UM POÇO A MAIS e foi aberto ao público.
Sobre a autora
Leila Salles nasceu em 1967 no Brasil, no chão da Baixada Fluminense – Duque de Caxias-RJ. Filha de Neuza Salles e Valdemiro Costa, já falecidos. Mãe de Desirée Salles. Militante dos Direitos Humanos, à terra e moradia. Coordenou o Curso Mulheres e Economia da Zona Oeste e Baixada Fluminense-RJ-Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Organizou o Comitê Popular de Mulheres do RJ. Lecionou na Faculdade de Filosofia (FEUDUC). 1ª escrita: 2009 – Economia Política nas Mãos da Mulheres – uma experiência de Educação Popular, 2010. Integra à Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e o FAPP-BG.
Socióloga, Especialista em C. Sociais e Religiões, Mestra em Educação Ambiental (FURG), trabalha na Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos-Programa Rio Doce, atuando como expert do MPF no Caso da Reparação Integral dos Danos pelo Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana-MG.
Website: https://www.autografia.com.br/