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11/08/2022

Estratégias digitais são opção para contornar competitividade virtual

Estratégias digitais são opção para contornar competitividade virtual

11/8/2022 – Além de informar o consumidor, o marketing de conteúdo é uma ótima forma de educar o seu possível cliente

Milhares de negócios do país investiram no on-line desde 2020; especialista destaca importância de investir em estratégias como SEO, mídia paga e marketing de conteúdo

A pandemia de Covid-19 representou um desafio para empresas brasileiras de diversos portes e setores, que tiveram que se movimentar para continuar operando em um cenário de portas físicas fechadas por conta das medidas de quarentena e isolamento social, que imperaram entre 2020 e 2021. Com isso, uma média de 70 mil empreendimentos entraram para o comércio eletrônico desde o início da crise sanitária, segundo uma análise da Visa Consulting & Analytics.

A maior parte dos negócios investiu em canais digitais em busca de melhor proximidade e atendimento, além de fidelizar e conquistar clientes, conforme apontou uma pesquisa desenvolvida pela Totvs, compartilhada pelo site Mercado & Consumo. Segundo o levantamento, 94% dos varejistas têm ao menos um canal de vendas no meio digital.

Paralelamente, o “Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020” – da empresa estadunidense Dell – revelou que 87,5% das empresas do país agilizaram seus projetos de transformação digital no primeiro ano da pandemia. Aliás, mais da metade (54%) dos empreendedores digitais iniciaram as atividades há menos de um ano, conforme dados da pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, conduzida pela Spark Hero.

Saul Melo, CEO da Agência Mostra – empresa que atua com inbound, SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês – Otimização para Mecanismos de Busca, em português), criação de site e marketing de conteúdo -, destaca que, o cenário de crescente digitalização traz à tona a competitividade virtual. Neste panorama, os e-commerces podem utilizar as estratégias de SEO para auxiliar em suas performances.

“O SEO é uma estratégia de ganho de tráfego que pode se mostrar assertiva a longo prazo. Com o SEO, é possível reduzir investimentos em mídia paga. Se a sua conta de Ads está cada vez mais cara e você quer trabalhar com uma nova fonte de aquisição, o SEO é uma alternativa”, afirma Melo.

Ele destaca que uma questão recorrente é se a mídia paga traz uma relevância maior do que a mídia orgânica. “Ambas as estratégias podem andar juntas nos resultados. Todavia, muitas vezes, a primeira interação com a marca pode ser de marketing de conteúdo, razão pela qual trabalhar as duas estratégias geram um bom resultado final, além de ajudar no custo de aquisição de novos clientes”.

Na visão do CEO da Agência Mostra, o marketing de conteúdo permanece como uma ferramenta a ser explorada pelas empresas de diversos segmentos. “Além de informar o consumidor, o marketing de conteúdo é uma ótima forma de educar o seu possível cliente”.

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