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01/03/2023

NT Expo – Negócios nos Trilhos vai até 2 de março, em SP

NT Expo – Negócios nos Trilhos vai até 2 de março, em SP

1/3/2023 – As soluções tecnológicas de automação e conectividade, como o 5G, são imprescindíveis para o transporte de hoje, seja de passageiros ou de carga

Lucas Cortez, key account manager da Advantech, explica por que a feira deve abordar automação e soluções inteligentes e como a IoT pode impulsionar o transporte ferroviário no país

A NT Expo – Negócios nos Trilhos, considerado o principal ponto de encontro do setor ferroviário na América, chegou a sua 23ª edição em 2023. Este ano, o evento começou no dia 8 de fevereiro e se estende até o próximo dia 2 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

A feira reúne mais de 200 expositores do Brasil e do exterior, fornecedores de toda a cadeia do setor de transporte sobre trilhos de passageiros e de cargas: empresas de  choque e ruído estrutural, construção e manutenção de ferrovias, equipamentos para a manutenção de trens, fabricação de locomotivas e sistemas de sinalização ferroviária, além de soluções sustentáveis com material reciclado e de produtos no controle de vibração. 

Para Lucas Cortez, key account manager da Advantech, a NT Expo é uma das maiores plataformas de negócio do setor. “O evento movimenta oportunidades para o modal e para fabricantes, transportadores, concessões, governo e integradores, entre outros”. Para Cortez, a realização do evento é importante para o setor ferroviário por quatro razões:

1 – Networking: o evento é uma das maiores feiras do setor ferroviário na América Latina e reúne profissionais, empresas e especialistas do setor, proporcionando uma oportunidade para criar novas conexões e expandir a rede de contatos;

2 – Novas tecnologias: no espaço, as empresas podem apresentar e conhecer as mais recentes inovações e tecnologias em produtos e serviços ferroviários. Com isso, os participantes ficam atualizados sobre as novas tendências e identifiquem oportunidades para melhorar seus produtos e processos;

3 – Conhecimento: a NT Expo oferece palestras, debates e workshops, fornecendo insights e informações sobre as tendências e desafios do setor. Além disso, os participantes podem trocar experiências e ideias, adquirindo conhecimentos que podem ser aplicados em suas próprias empresas;

4 – Visibilidade: o evento atrai a atenção da mídia especializada, proporcionando uma oportunidade para as empresas ganharem mais visibilidade e reconhecimento.

Feira deve focar em automação e soluções inteligentes 

Cortez destaca que a edição 2023 da NT Expo abordará temas relacionados à importância da tecnologia aplicada ao setor, como a aplicação de tecnologia em manutenções preditivas e para melhorar a experiência dos usuários.

“As soluções tecnológicas de automação e conectividade, como o 5G, são imprescindíveis para o transporte de hoje, seja de passageiros ou de carga”, afirma. “No setor ferroviário, a tecnologia vem contribuindo para o aumento de segurança das operações, otimizando processos, trazendo insights aos tomadores de decisões em tempo real e aumentando a confiabilidade das operações, beneficiando as companhias e os usuários”, complementa.  

Como a IoT pode impulsionar o transporte ferroviário?

Para o key account manager da Advantech, as soluções de IoT (Internet das Coisas) têm potencial para melhorar e ajudar o transporte ferroviário, trens e monotrilhos de várias maneiras. Algumas das principais são:

1 – Monitoramento de ativos

As soluções de IoT podem ser usadas para monitorar locomotivas, vagões, trilhos e equipamentos de sinalização. Os sensores IoT podem coletar dados em tempo real sobre a condição dos ativos, permitindo que as empresas identifiquem e resolvam problemas de manutenção antes que eles causem falhas no sistema e atrasos nas viagens.

Segundo Cortez, isso pode ajudar a aumentar a disponibilidade dos ativos e reduzir o tempo de inatividade, melhorando a eficiência operacional e reduzindo os custos de manutenção.  

“A camada IoT é  importante para aplicações relacionadas à manutenção preditiva de ativos embarcados e não embarcados, como coleta de dados de telemetria, vibração e temperatura em pontos cruciais para as equipes de manutenção, seja no trem ou na infraestrutura do parque”, acrescenta. “A IoT coleta dados e gera insights para a redução de custos, sustentabilidade voltada a monitoramento e redução de consumo de água e energia, além de otimizar processos.

2 – Melhoria da segurança

Cortez lembra que as soluções de IoT podem ser usadas para melhorar a segurança no transporte ferroviário. A título de exemplo, ele cita que os sensores de monitoramento por redes LPWAN podem ser instalados nos trilhos e nas estruturas de pontes para detectar anomalias ou danos estruturais.

“Os sensores podem monitorar a velocidade dos trens e alertar os condutores se estiverem excedendo os limites”, diz ele. Além disso, as soluções de IoT podem ser usadas para monitorar o comportamento do pessoal de bordo e fornecer alertas em tempo real em caso de comportamento suspeito ou potencialmente perigoso”, completa.

3 – Melhoria da eficiência operacional

As soluções de IoT ainda podem ser usadas para melhorar a eficiência operacional no transporte ferroviário, diz Cortez. Os sensores podem monitorar o fluxo de passageiros em estações e trens, permitindo que as empresas de transporte ajustem os serviços e as capacidades de acordo com a demanda. “Aliás, os sensores podem monitorar a carga nos vagões e fornecer informações em tempo real aos condutores para ajudá-los a gerenciar o peso e o consumo de combustível”.

4 – Melhoria da experiência do usuário

Por fim, o profissional explica que as soluções de IoT podem melhorar a experiência do usuário no transporte ferroviário: os sensores podem monitorar a qualidade do ar nos trens e nas estações, garantindo que os passageiros respirem ar limpo e saudável.

“As soluções de IoT podem fornecer informações em tempo real sobre horários, atrasos e outras informações importantes para os passageiros”, afirma. “Com o marco ferroviário, existe a expectativa que investimentos de grande porte sejam atraídos para o aumento da malha no país, beneficiando o escoamento de produtos – uma vez que a participação da malha ferroviária no transporte de cargas é menor que 20% da matriz”, articula.

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