Maioria dos profissionais de TI já utilizam IA no trabalho
San Mateo, Califórnia 28/9/2023 – Os líderes de TI que adotarem a automação e a agilidade tecnológica serão aqueles cujas equipes sairão na frente, afirmou Prasad Ramakrishnan, CIO da Freshworks
O relatório “State of Workplace Technology” revela que o setor de TI está gerenciando 71% mais softwares do que no ano passado e 86% dos profissionais já usam a IA para combater a crescente complexidade dos programas
A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) divulgou as conclusões de seu segundo relatório anual “State of Workplace Technology”, que constatou um aumento de 71% no número de aplicativos de software em computadores de trabalho das equipes de TI no último ano.
Para gerir esta complexidade crescente, o relatório concluiu que os profissionais de TI – especialmente os líderes seniores e as gerações mais jovens – estão a adotar a IA para automatizar fluxos de trabalho e aumentar a eficiência, com 86% dos profissionais de TI a reportar que as suas organizações já estão a utilizar IA.
A IA está preparada para economizar tempo e dinheiro das empresas
Embora se espere que os departamentos de TI cresçam este ano, isso não significa que precisem gastar mais. A Freshworks descobriu que as empresas nos EUA poderiam economizar mais de US$15.000 por funcionário de TI a cada ano usando IA para eliminar o tempo desperdiçado em tarefas repetitivas. Isto significa que uma empresa de tamanho empresarial com pelo menos 5.000 funcionários e uma média de 200 profissionais de TI na equipe poderia economizar pelo menos US$3 milhões anualmente usando IA. A pesquisa também revelou:
- Os profissionais de TI gerenciam mais software do que nunca e veem uma oportunidade de simplificação. O número de aplicativos de software nos computadores de trabalho das equipes de TI aumentou 71% no último ano. Apesar disso, os profissionais de TI utilizam apenas um terço das aplicações disponíveis diariamente (apenas oito em 24), em comparação com metade em 2022.
- As equipes de TI colocam a eficiência em primeiro lugar. Eles classificam a facilidade de uso e a eficiência como os principais atributos do software empresarial, à frente do conjunto de recursos, confiabilidade e economia.
- A IA elimina tarefas repetitivas. Os profissionais de TI concordam que a IA libera tempo gasto em tarefas repetitivas (49%) e permite que eles realizem trabalhos mais complexos e significativos (45%). Além disso, os profissionais de TI estimam que poderiam economizar mais de cinco horas por semana usando IA para concluir tarefas repetitivas.
“Eu estive envolvido bem de perto nas revoluções do celular e das nuvens de armazenamento e testemunhei como ambas forneceram poderosas soluções que permitiram às equipes de TI melhorar o desempenho – sem aumentar os custos”, disse Dennis Woodside, presidente da Freshworks. “Já estamos vendo clientes como Smartsheet e Sony Music Entertainment que planejam aproveitar a IA para melhorar substancialmente o atendimento aos funcionários, ao mesmo tempo em que economizam nos custos de softwares acumulados ao longo do tempo.”
Líderes seniores de TI adotam a IA
Diretores e superiores relatam maior uso e suporte organizacional para IA. Descobertas notáveis incluem:
- O uso de IA é geralmente incentivado no trabalho. Sete em cada dez (70%) diretores de TI afirmam que o uso de IA é ativamente incentivado por suas empresas, em comparação com 44% dos líderes/gerentes de equipe e 21% dos colaboradores individuais.
- Líderes de TI estão trilhando o caminho para a adoção da IA. Mais de nove em cada dez (91%) diretores de TI e superiores usam atualmente IA para dar suporte à sua carga de trabalho, em comparação com 66% dos líderes/gerentes de equipe e 33% dos colaboradores individuais.
- Há um movimento juvenil de IA. As novas gerações estão desempenhando um papel fundamental na adoção da IA. Oito em cada dez (81%) dos profissionais de TI da geração Y e 75% dos profissionais de TI da geração Z usam atualmente IA para dar suporte à sua carga de trabalho, em comparação com 57% da geração X e 27% dos boomers.
“Os líderes empresariais adotam software por boas razões: para melhorar as operações. Mas com o tempo podem enfrentar uma consequência não intencional de acumular mais aplicações do que precisam”, disse Prasad Ramakrishnan, CIO da Freshworks. “A tecnologia inteligente e simplificada, aliada ao poder da IA, fará mais para impulsionar a produtividade e a eficiência do que o legado de softwares que a empresa carrega em décadas. Os líderes de TI que adotarem a automação e a agilidade tecnológica para reduzir a complexidade serão aqueles cujas equipes sairão na frente.”
Metodologia
A Freshworks conduziu este estudo usando uma pesquisa on-line preparada pela Method Research e distribuída pela RepData entre n=2.000 adultos com mais de 18 anos que trabalham em tempo integral como profissionais de TI, com n=500 nos EUA, n=500 no Reino Unido, n=100 na Holanda e n=100 na Holanda. n=150 em cada um dos seguintes seis países: Alemanha, França, Singapura, Austrália/Nova Zelândia, Índia e Emirados Árabes Unidos. A amostra foi equilibrada por sexo, idade e tamanho da empresa, com uma distribuição geográfica de entrevistados representativa internacionalmente. Os dados foram coletados no período de 27 de abril a 17 de maio de 2023.
A economia de tempo usando IA nos EUA foi calculada usando o salário médio dos profissionais de informática e TI nos EUA (US$ 100.530 por dados BLS dos EUA, maio de 2022) e calculando uma taxa por hora. Usando a taxa horária, foi encontrado um custo anual por trabalhador, multiplicando-o pela quantidade anual de horas nos EUA. Os trabalhadores disseram que poderiam economizar usando IA para concluir tarefas repetitivas. Então, multiplicando pela quantidade de trabalhadores de TI nos EUA que uma empresa de tamanho empresarial tem em média (pesquisa da Workforce), obtém-se um valor final de custos anuais de US$ 3,1 milhões com um mínimo de 200 funcionários de TI.
Sobre a Freshworks
A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) cria software empresarial que qualquer pessoa pode usar. Desenvolvidos especificamente para equipes de TI, suporte ao cliente e vendas e marketing. Seus produtos impulsionados por IA são projetados para permitir que todos trabalhem com mais eficiência e agregar mais valor para impacto imediato nos negócios. Com sede em San Mateo, Califórnia, a Freshworks opera em todo o mundo para atender mais de 65.000 clientes, incluindo American Express, Blue Nile, Bridgestone, Databricks, Fila, Klarna e OfficeMax.
Website: https://www.freshworks.com/resources/workplace-tech/