Inicio > noticias-corporativas > Plataforma Quit Like Sweden pede controle progressivo do tabaco para salvar milhões de vidas no Dia Mundial Sem Tabaco    
29/05/2024

Plataforma Quit Like Sweden pede controle progressivo do tabaco para salvar milhões de vidas no Dia Mundial Sem Tabaco

Plataforma Quit Like Sweden pede controle progressivo do tabaco para salvar milhões de vidas no Dia Mundial Sem Tabaco

ESTOCOLMO 29/5/2024 –

Milhões de vidas poderiam ser salvas com uma abordagem mais progressiva relacionada com as medidas de controle do tabaco, diz uma nova plataforma comprometida em encorajar os países a seguirem a experiência sueca e ficarem “livres do tabaco”. À medida que o mundo se prepara para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco (WNTD) em 31 de maio, a plataformaQuit Like Sweden, lançada anteriormente este ano no Brasil, apela por estratégias comprovadas para incentivar a luta global contra o tabagismo.

Tradicionalmente, o WNTD é marcado por apelos para a cessação total do tabagismo. Entretanto, a plataforma Quit Like Sweden argumenta que é hora dos legisladores, reguladores, governos, a mídia e o público em geral se engajarem em uma discussão mais significativa sobre as estratégias para a redução dos impactos devastadores do tabagismo e das doenças relacionadas ao tabagismo.

Suely Castro, fundadora da plataforma Quit Like Sweden, enfatizou a necessidade de uma nova abordagem, citando a experiência da Suécia e o progresso notável no controle do tabaco.

“Em cada Dia Mundial Sem Tabaco, a comunidade internacional argumenta que um mundo sem cigarros é o objetivo final. Mas, neste Dia Mundial Sem Tabaco, em vez de se discutir o que poderia ser possível fazer, é hora de olharmos o que já foi feito pelo único país que se encontra próximo ao objetivo de parar de fumar: a Suécia”, disse Suely Castro.

Embora a Suécia tenha adotado rigorosamente medidas de cessação e prevenção do tabagismo, também possibilitou que os fumantes escolhessem alternativas mais seguras. Esta abordagem, baseada no que Sueli Castro chama de os três As, que significam Acessibilidade, Aceitação e Preços Acessíveis (em inglês, Accessibility, Acceptability e Affordability), resultou em milhões de suecos escolhendo deixar os cigarros para trás e trocar por alternativas mais seguras.

“Na Suécia, um em cada quatro adultos consome nicotina todos os dias. Embora este seja o mesmo nível que o resto da Europa, a incidência de câncer na Suécia é inferior a 41%, e as mortes relacionadas com o tabagismo na Suécia representam menos de metade das mortes relacionadas com o tabagismo em 24 dos outros 26 países da UE”, disse Castro.

“Este é o caso em países europeus, que possuem regulamentações similares às da Suécia, embora não contem com sua abordagem abrangente para a erradicação do tabagismo. Apenas imagine qual poderia ser o impacto global da experiência sueca completa.”

“Temos a capacidade de salvar milhões de vidas apenas replicando o modelo que já funcionou tão bem para a Suécia”, disse ela. “E não há melhor momento para iniciar essa conversa do que agora.”

Cenário

Quit Like Sweden é uma plataforma sem fins lucrativos cujo objetivo é encorajar os países a tomarem medidas para replicar a experiência sueca em uma estratégia abrangente que também inclui medidas e programas centrados na cessação e prevenção do tabagismo e que permite às pessoas que fumam escolherem outras alternativas.

Não defendemos a remoção das medidas e programas que contribuem com a cessação e prevenção do tabagismo e, em vez disso, apelamos aos legisladores de todos os países, organizações intergovernamentais e não-governamentais que complementem essas medidas e programas.

Estatísticas suecas

Como resultado das medidas progressivas de controle do tabaco na Suécia:

  1. A Suécia será o único país do mundo a ficar oficialmente “livre de fumo”, quando o seu predomínio do tabagismo cair abaixo de 5% ainda este ano.

  2. Em toda a Europa, a taxa de tabagismo é 5 vezes maior que a da Suécia.

  3. 24 dos 27 países da UE têm uma taxa de mortalidade relacionada com o tabaco pelo menos duas vezes superioràda Suécia.

  4. A incidência de câncer na Suécia é 41% inferioràdo resto da Europa, o que significa níveis 38% mais baixos do total de mortes decorrentes do câncer.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Perguntas e entrevistas de mídia

Suely Castro, fundadora, Quit Like Sweden

suely@quitlikesweden.org

Fonte: BUSINESS WIRE