Jaques Wagner reeleito Governador na Bahia
Se a oposição esperava uma surpresa como em 2006, ela não aconteceu. Ratificando todas as pesquisas feitas antes da eleição, o atual governador do estado, Jaques Wagner (PT), foi reeleito no primeiro turno. Após a apuração total das urnas, o petista está eleito com 63,83% das intenções de votos contra 16,09%de Paulo Souto (DEM) e 15,56% de Geddel Vieira Lima (PMDB).
A vitória de Wagner significa a continuação de um trabalho que foi iniciado, em 2006, quando o próprio venceu Paulo Souto interrompendo uma sequência de dezesseis anos dos Democratas no poder. Candidato ao Governo da Bahia em 2002 e 2006, foi eleito na segunda tentativa com 38% dos votos válidos. Participou do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro do Trabalho e Emprego, de 2003 a 2004, e ministro das Relações Institucionais de 2005 a 2006.
Derrotado e abatido, Paulo Souto afirmou, em entrevista coletiva, que a decisão popular está relacionada a sigla e não aos candidatos. “É preciso ter muita tranquilidade nesta hora. Não está nos meus planos voltar a disputar o governo da Bahia, mas o segundo turno nacional equilibra a política. Sinto que houve muita vontade das pessoas em seguir o nacional e não analisar verdadeiramente os candidatos”, afirmou.
Contido, Wagner declarou que a vitória foi construída durante os quatro anos. “Já tenho que pensar no que vou fazer amanhã de manhã. É uma nova composição de governo, mas com o mesmo projeto, ideias e foco. Vou conversar com todos que fizeram parte deste projeto sem me preocupar, por enquanto com a oposição. Apostamos em trabalhar com dois senadores, nos quatro anos de gestão e também com um vice que veio para fortalecer”, afirmou.
Fonte: Rádio Sociedade