Inicio > NOTÍCIAS > Aluna de Nova Alegria ganha o Soletrando 2015 da Rede Pública de Educação em Itamaraju    
09/11/2015

Aluna de Nova Alegria ganha o Soletrando 2015 da Rede Pública de Educação em Itamaraju

Aluna de Nova Alegria ganha o Soletrando 2015 da Rede Pública de Educação em Itamaraju

Dezenove alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itamaraju fizeram bonito durante a realização do Campeonato Municipal de Soletração (Soletrando) realizado pela Secretaria de Educação durante todo o dia da última sexta-feira (06/11) na Câmara Municipal de Itamaraju. Quem esteve na sede do Legislativo itamarajuense ficou maravilhado com a grande desenvoltura e capacidade dos meninos e meninas que cursam os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

A secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, que esteve presente, foi uma das pessoas que se encheram de orgulho, no bom sentido, por ver os alunos da Rede Pública do município brilhar na disputa. “Esse trabalho precisa continuar, por isso nós da Secretaria de Finanças decidimos apoiar com o que fosse necessário, quando você consegue estimular os alunos a se envolver com o próprio aprendizado, ter compromisso com o aprender, o resultado é esse, estão todos de parabéns, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, articuladores de áreas do conhecimento, diretores de escolas e todo o pessoal da Secretaria de Educação (…) fiquei muito feliz com o que vi hoje aqui e, enquanto for secretária, não medirei esforços para que eventos desse tipo voltem a acontecer em Itamaraju, porque é bom para nossos alunos”, destaca a secretária.

Lucilene é hoje uma das grandes incentivadoras da Educação no município por acreditar no poder transformador da Educação. Tanto é, que mesmo cansada, por estar voltando de uma viagem a Salvador, onde esteve acompanhando o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares e a secretária Gilma Teixeira, na assinatura de um convênio com os demais municípios do Extremo Sul para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, fez questão de participar do evento. “Isso é mais que gratificante, poder constatar que o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Educação, com o empenho de todos os envolvidos, principalmente dos nossos professores, está dando bons frutos”, disse Curvelo, entusiasmada.

Para a secretária de Educação, Eliene Celes, o objetivo do Projeto Soletrando, que é incentivar a prática da leitura entre os alunos, está sendo alcançado. “A partir do momento que eles enxergam uma possibilidade de se destacar, de poder representar sua escola e também de ganhar o prêmio principal, eles se empenham na própria preparação, então isso é muito positivo, você criar um ambiente em sala de aula no qual se ensina para quem tem interesse e está imbuído no próprio aprendizado, o resultado não poderia ser outro, alunos bem preparados intelectual e emocionalmente”, comemora Celes, fazendo questão de agradecer ao gestor Manoel Pedro e a secretária Lucilene pelo apoio dado ao evento.

Os argumentos das titulares das pastas da Educação e das Finanças são perfeitamente compreendidos se levarmos em conta que aquele momento na Câmara era apenas a culminância de todo um projeto. Até chegar ali, na grande final do Soletrando, os alunos enfrentaram uma seleção dentro de suas salas e depois, em suas unidades. Durante 30 dias aproximadamente, os professores de língua portuguesa de cada uma das 19 escolas participantes puderam realizar um trabalho com seus alunos, voltado para o projeto. No final, as unidades educacionais, dez da sede e nove do interior, escolheram seu participante para a fase final da competição.

De acordo com a professora Lurdes Marina Barbosa, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria de Educação de Itamaraju, desde a implantação do Soletrando em 2013, as comunidades educacionais do município começaram a perceber que os alunos dos anos finais do fundamental passaram a desenvolver o hábito da leitura para ampliação do conhecimento, se aprofundaram nas pesquisas quanto à escrita correta das palavras, dessa forma conhecendo o significado delas e desenvolvendo com mais facilidade o dom de escrever e de interpretar o que é lido.

O evento

O Soletrando 2015 começou por volta de 9 horas com a composição da mesa oficial, execução dos hinos Nacional e de Itamaraju, esse último entoado por Ivanildes Santana (professora Nide). Houve também apresentação de toda equipe envolvida na realização do projeto, incluindo os professores de língua portuguesa de cada escola, articuladores das áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da SME. Entre estes estavam às articuladoras das áreas de Língua Portuguesa e Ciências – professoras Inês Bastos de Souza e Nilsilane Nascimento Silva, respectivamente, a diretora do Departamento de Educação Básica – professora Renilda Marques, coordenadora de Educação Infantil – professora Cosmira Martins Costa, coordenadora da Educação do Campo – professora Núria Ferreira, e, a diretora administrativa da Secretaria de Educação – Ana Favarato.

Atuou como mestre de cerimônia, a professora que idealizou o Soletrando em 2013 (se inspirando no quadro do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo de Televisão), Rubienes Souza Santos. Na ocasião era ela a articuladora de língua portuguesa no município.

Com o plenário da Câmara completamente lotado, porque cada escola fez questão de trazer sua torcida, os alunos iam soletrando cada uma das palavras sorteadas numa lista de 850 palavras predefinidas até chegar a semifinal, por volta das 17 horas. Na primeira semifinal, passou a aluna da professora de língua portuguesa Luzia da Escola Municipal Walter Carvalho localizada no distrito de Nova Alegria, Elaine Brito de Oliveira. Já, na segunda, o aluno Uerles da professora de língua portuguesa Neuza da Escola Municipal Reitor Edgard Santos, foi o vitorioso.

Na final, se saiu melhor à aluna do interior do município, moradora da Fazenda Bom Jardim, na região de Nova Alegria, que cursa o 8º Ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª série) no turno vespertino na Escola Municipal Walter Carvalho. Elaine Brito de Oliveira, 13 anos de idade, disse a nossa equipe que estudou bastante para a competição. Ela recebeu o prêmio, um notebook, das mãos da secretária Lucilene. Sua professora levou um tablet, e, a escola recebeu o troféu de primeiro lugar.

O segundo melhor soletrador, o aluno Uerles da Escola Reitor Edgard Santos, também ganhou um notebook. Sua professora Neuza recebeu um celular e a unidade de ensino na qual estuda, o RES, o troféu de 2º colocado. A terceira posição ficou com a aluna da Escola Municipal Otávio Mangabeira, Marcele, que levou um tablet e garantiu um violão para a professora Arlete Andrade e o troféu de terceiro colocado para o Reitor. A quarta colocada foi a aluna Taíssa da Escola Municipal Liberdade. A professora Dilce Moura, ex-secretária de Educação do município, participou da entrega dos prêmios, em reconhecimentos aos serviços prestados a Educação de Itamaraju.

Os bons resultados obtidos na Educação do município são frutos de um trabalho sério e comprometido da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Antes de Pedro assumir, já havia o empenho dos profissionais da Educação. Entretanto, sem o incentivo da gestão, muitas vezes professores e diretores se sentiam desmotivados em suas unidades de ensino.

Hoje, a história é outra, com a implantação dos articuladores por áreas do conhecimento, o município tem buscado uma padronização do ensino com qualidade e, para isso, tem investido na reforma e reconstrução de escolas, na valorização dos profissionais do magistério com pagamento do Piso Nacional da categoria em dia, na melhoria de itens como a merenda escolar e, no acompanhamento da evolução dos alunos com a realização de simulados em todas as escolas da Rede. Desta forma, o quadro da Educação em Itamaraju hoje é muito melhor que o encontrado pelo atual prefeito quando assumiu em abril de 2010 e, a gestão Manoel Pedro, pode ser chamada, com propriedade, de amiga da Educação.