Após doze anos, Lucilene Curverlo deixa a secretaria de finanças de Itamaraju
A secretária municipal de finanças Lucilene Curvelo durante a manhã desta quarta-feira (01), no Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI) deixou o cargo após doze anos de serviços prestados, para poder participar do pleito eleitoral que acontece este ano no mês de outubro.
Afastar-se do cargo no prazo de quatro meses que antecedem o pleito é a condição para que secretários (as) possam concorrer nas próximas eleições.
Lucilene Curvelo dedicou um minuto de silêncio em homenagem ao senhor Manoel Pereira que acabara de falecer e agradeceu a presença de todos e com um dia de antecedência para expirar o prazo de quatro meses, deixou a pasta das finanças. “De acordo o tribunal de contas, eu não precisaria fazer isso por se tratar de um cargo de confiança, mas compreendo que ao ocupar uma pasta pública sob a responsabilidade de um gestor, devemos fazer as coisas de forma transparente daquilo que é do povo” completou Lucilene.
A secretária deixa a pasta junto com um relatório de gestão, abordando sobre a responsabilidade fiscal, arrecadações, receitas de nível federal, estadual e municipal entre outros dados acompanhados por gráficos explicativos para quem venha ocupar o seu lugar saber da real situação financeira de Itamaraju.
“Foi aberto às contas de diversos setores para saber a situação no que diz respeito ao dinheiro recebido e como foram utilizados, assim os funcionários compreenderão o funcionamento das engrenagens do município, pois se ouve muita informação sem fundamento. “É preciso saber primeiro como tudo isto funciona para depois poder formar uma opinião ética” falou Lucilene.
A ex-secretária também citou as ações que foram exercidas pela secretaria, como a implementação da nota fiscal eletrônica, o Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) entregue com o decreto de datas para os contribuintes e a reformulação do código tributário que já estava defasado. “Sem uma equipe de colaboradores tratados com respeito, não se consegue êxito na administração de uma pasta pública. Saio com parte dos salários pagos e outros como dos secretários com o pagamento para próximo dia dez, pois devido a baixa arrecadação acarretou em um atraso de um mês para o outro. “Deixo também a cartilha de condutas vedadas, que mostra o que os agentes públicos podem fazer durante o período eleitoral” salientou Lucilene.
Em meio a declarações seguidas de aplausos pelos presentes, entre eles funcionários da prefeitura, imprensa e vereadores, Lucilene Curvelo se emocionou, pois foram doze anos a frente da secretaria de finanças. Ainda foi aberto espaço para algumas pessoas explanarem palavras de apoio e carinho a ex-secretária neste novo capítulo de sua vida. Ao final uma oração foi realizada pelo Pastor Orlando.