Após protesto, moradores do Tassizão e Secretariado da PMI se reúnem
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Depois de bloquear por duas vezes a BR-101,protestando contra os problemas que a comunidade enfrenta,uma comissão representativa do Bairro Tarcizão,se reuniu na manhã desta segunda-feira,dia 17 de fevereiro,com os secretários de Governo e Saúde,diretores da Viação Itamaraju, Procurador-geral e técnicos da saúde e obras,no sentido de discutirem uma pauta de reivindicações.
O primeiro item da pauta,foi com relação às linhas de ônibus que passam pelo bairro;os moradores reclamam dos horários e de um itinerário que inclua o percurso ao Hospital Geral de itamaraju,situado no Bairro Novo Prado. A comissão alega que os pacientes que precisam ir ao hospital,pegam duas lotações,para chegar ao destino. Os representantes da Viação Itamaraju,se prontificaram a solucionar o problema,promovendo uma mudança nos horários,além de colocar a linha que sai do Bairro Corujão ao Canaã,alterando o seu percurso,passando pelo hospital e tendo o seu ponto final,no Bairro Monte Pescoço,o que foi de forma imediata,aceita pela comissão.
As mudanças nas linhas,ocorrerão já nos próximos dias. Outra questão apontada pela comissão,e que é a grande expectativa dos moradores do Bairro Tarcizão,trata-se da regularização dos terrenos e vias púbicas da localidade. O bairro ainda não é reconhecido legalmente,por ainda pertencer a Fundação Tarcizo Carleto,e urge a necessidade da mesma efetuar as doações,para que a administração municipal,tome as medidas cabíveis juridicamente,para regularizar os direitos documentais de posse dos terrenos,para cada morador.
O Procurador-Geral do município,Dr.Esterferson,fez o uso da palavra e esplanou os caminhos que devem ser seguidos,para resolver em definitivo tal situação. Dentre os pontos culminantes para não existir nenhum embargo judicial,está o de mudar o nome do bairro e das ruas,haja visto,que os mesmos são de nomes de figuras políticas, e, na sua maioria vivas. A orientação é para que a comunidade se organize,legalize uma Associação de Moradores,para terem representatividade devidamente constituída e com poder de fogo para reivindicar,exigir e negociar com as instituições jurídicas e sociais.
Na sequência,das discussões,ainda foram apresentados,problemas e insatisfações,com relação ao atendimento nas áreas de saúde e infra – estrutura,no bairro. A principal reclamação direcionada à Secretaria Municipal de Saúde,foi a saída do PSF,do Bairro Tarcizão,para o Bairro Canaã,o que dificultou o deslocamento de crianças e idosos,para serem atendidos na atual sede,que fica distante,provocando assim,de forma dificultosa,a ida até o local,para marcar consultas e ainda por cima,de madrugada,por volta das 4 horas.
Ficou definido que a secretaria e os técnicos responsáveis,irão tomar medidas imediatas,no sentido de solucionar o problema.Uma das medidas iniciais,é uma parceria entre o município e a Facisa _ Cesesb,para atender os bairros Tarcizão,Colina e Monte Pescoço,ficando O PSF do Canaã,para atender pacientes do próprio bairro e Santo Antonio do Monte.o que reduziria a distância de deslocamento,facilitaria a demanda de marcações de consultas.
No que diz respeito,as atribuições da Secretaria de Obras,as reivindicações são voltadas para a iluminação pública,que se encontra caótica em algumas ruas,que não possuem postes,e quando existem os mesmos,faltam braços para a implantação de lâmpadas.redes de esgoto,pavimentação e combate aos matagais. Uma nova reunião deverá ser marcada para depois do carnaval,para avaliação dos serviços e avanço da realização das reivindicações de pauta.