Audiência Pública sobre instalação do IFBA em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Nesta sexta feira (20), Itamaraju foi sede da 1° Audiência Pública para discutir junto à população a implantação de uma Unidade Avançada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no município, realizada na Câmara de Vereadores de Itamaraju com a presença da Professora Aurina Oliveira Santana, Reitora do (IFBA).
Várias pessoas estiveram presentes à reunião, dentre elas educadores, alunos e autoridades políticas, representantes da 43ª CIPM, APLB Sindicato, CDL e Secretários do município. A proposta de implantação do (IFBA) em Itamaraju já tinha sido pauta em reuniões na Mesovales em 2012, onde as entidades locais e Antônio Portugal pediram apoio ao Deputado Federal Zezéu Ribeiro para interceder pela instalação em Itamaraju.
As explanações foram iniciadas com o presidente da CDL Luiz Fábio, que agradeceu todos que se empenharam para que a implantação do (IFBA) seja concretizada em nossa cidade, ressaltando que não podemos deixar esta oportunidade escapar de nossas mãos, na busca por uma educação de qualidade. Ao longo dos pronunciamentos daqueles que fizeram parte da mesa reforçaram o quão é imprescindível uma educação de qualidade, para uma cidade tão importante no cenário baiano como é Itamaraju. Os representantes do legislativo Rubens Neves e executivo Luciano Porto demonstraram total apoio a está iniciativa, dizendo que os tempos de escassez acabaram, e que o desfecho sobre o (IFBA) será positivo.
A professora Aurina Santana nos disse que vê com bastante otimismo esta articulação, feita a partir do deputado Zezéu Ribeiro e juntamente com todos os presentes debater sobre o que é o instituto, quais as possibilidades e quais os passos necessários, para a vinda efetiva do (IFBA). Ao ser perguntado sobre o período de instalação do instituto ela comentou que são alguns meses, antes disso o espaço disponível para instalação deverá ser avaliado. Existem também algumas possibilidades mais rápidas pelo Governo Federal, uma delas seria a instalação de uma extensão, que são para cidades com porte de setenta mil habitantes.
Em relação aos cursos oferecidos, estes são escolhidos através das audiências promovidas, para então saber quais áreas se adéquam melhor em Itamaraju. Será um grande marco para o desenvolvimento da educação regional a vinda de uma Instituição Federal para o município, qualificando cada vez mais nossa população.