Inicio > NOTÍCIAS > Beleza: Ficar mais bonito no Brasil custará mais caro    
30/01/2015

Beleza: Ficar mais bonito no Brasil custará mais caro

Beleza: Ficar mais bonito no Brasil custará mais caro

belezaA vaidade pode estar com dias contados no Brasil, onde corpos esculturais chamam a atenção.

O cuidado exagerado da aparência, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros, com uma forte necessidade de vangloriar-se, irá ficar mais caro no bolso dos brasileiros.

Itens como perfumes, maquiagens para lábios, olhos, preparações para manicures e pedicures, preparações capilares para alisamento ou ondulação de cabelos, laquês, preparações para barbear, sais perfumados e outras preparações para banho e perfumes de ambientes terá  aumento a partir da próxima quinta-feira (5), conforme informou a Receita Federal que notificou o aumento de impostos nos produtos.

Empresas de um mesmo grupo fabricante de cosméticos devem passar a pagar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre suas vendas no atacado. Anteriormente, essa cobrança incidia apenas sobre as vendas feitas na indústria.

Assim, embora alíquota não tenha subido, haverá um aumento da carga tributária. A medida foi adotada pelo governo para reforçar a arrecadação e ajudar no programa de ajuste fiscal de 2015.

Pelas contas do Ministério da Fazenda, a mudança na tributação de cosméticos resultará numa arrecadação adicional de R$ 381,4 milhões este ano. Já no ano que vem, o valor será de R$ 653,85 milhões, pois a cobrança vai valer durante todo o ano-calendário.