Inicio > NOTÍCIAS > Cerveja moderada pode melhorar a função cardíaca    
28/05/2013

Cerveja moderada pode melhorar a função cardíaca

Cerveja moderada pode melhorar a função cardíaca

Siga-nos no twitter: @sitezipix

brindeConsumir cerveja moderadamente faz bem ao coração e pode protegê-lo de lesões associadas ao infarto agudo do miocárdio. Essa é uma das conclusões do estudo “A ingestão de bebidas fermentadas protege a função miocárdica de ferimentos agudos”, liderado pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular, na Espanha.

A pesquisa acompanhou, por dez dias, a reação de animais diante de uma dieta rica em colesterol combinada com doses de cerveja. Enquanto parte do grupo recebia entre 12,5 ml e 25 ml de álcool por dia, o restante se manteve abstêmio ou consumiu a versão não alcoólica da cerveja.

Após a indução de acidente vascular cerebral, os animais continuaram a receber a dieta por mais 21 dias e descobriu-se que o grupo que havia consumido cerveja moderadamente mostrou um risco menor de infarto do miocárdio. Além disso, eles apresentaram menor índice de estresse oxidativo e apoptose (morte celular), bem como melhor fibrose reparadora do coração. Para os pesquisadores, isso está ligado aos elementos que compõem a cerveja, que contêm fibras, minerais, vitaminas e polifenois.

O trabalho foi apresentado no Colégio de Farmacêuticos de Granada pela diretora do Centro de Pesquisa Cardiovascular, dra. Lina Badimón, e em breve será publicado pela revista internacional “Basic Research in Cardiology”.

Fonte: Europapress