Colégio Reitor Edgar Santos em Itamaraju terá Ginásio Poliesportivo
O Colégio Reitor Edgar Santos, no bairro BNH, em Itamaraju está recebendo as obras do seu tão sonhado Ginásio Poliesportivo. Trata-se de uma quadra coberta que é modelo de um programa do Governo Federal com preceitos específicos e veio para substituir os Ginásios de Esportes padrão-III. A Prefeitura de Itamaraju, ainda acabou de finalizar o acabamento da quadra poliesportiva do bairro São Bernardo e já iniciou a construção de outras 7 quadras poliesportivas cobertas no município, sendo nos bairros Novo Prado, Itatiaia e Várzea Alegre, e nos povoados de Campo Alegre, Pirajá, Pirají e São João da Prata.
Conforme a secretária Municipal de Finanças e Fazenda Pública de Itamaraju, a quadra poliesportiva do Colégio Reitor Edgar Santos está sendo construída com recursos do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação – com contrapartida da Prefeitura Municipal e chegou por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), cujo investimento é no valor de R$ 507.499,84.
De acordo com o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), a conquista da quadra é um sonho dos jovens do Colégio Reitor Edgar Santos e que vai beneficiar diretamente também os alunos do CEI – Centro Educacional de Itamaraju, que fica ao lado e vai beneficiar cerca de dois mil alunos. Ele lembra que a obra é resultado de uma reivindicação antiga da população, especialmente dos estudantes e desportistas de ambos os colégios que muito almejavam uma unidade desta espécie como forma de sediar as atividades esportivas e de entretenimento cultural.
O prefeito Pedro da Campineira informou que a unidade esportiva em construção ganhará duas arquibancadas com três degraus, iluminação, tela de proteção, alambrado padrão e quadra de 28 por 15 metros. Para ele, quadra coberta vai além de proporcionar espaço de lazer aos jovens estudantes e aos desportistas da localidade, também servirá de palco para os eventos culturais e religiosos da comunidade da BNH.
“O momento é de comemoração, porque o Ginásio de Esportes será um espaço utilizado tanto para a formação esportiva e social, quanto para o lazer. Será um espaço adequado para os eventos da comunidade, onde adultos e crianças terão um espaço apropriado para a prática esportiva permitindo uma maior integração e socialização entre os alunos que contribuirão para a descentralização do esporte” disse o prefeito Pedro da Campineira.
Por Athylla Borborema