Combate a dengue em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros.
Em entrevista Cleidiane Lopes coordenadora da dengue em Itamaraju, nos disse que estamos na estação de intensa reprodução do mosquito da dengue, e que a equipe de combate à proliferação do mosquito, está realizando um eficiente trabalho de bloqueio, através de mutirões pela cidade. Cleidiane ainda parabenizou a população itamarajuense, por estar se prevenindo contra o mosquito, deixando Itamaraju fora da lista de cidades com altos índices de epidemia da dengue.
“Não devemos cruzar os braços, devemos combater a dengue todos os dias, para reforçar mais ainda sobre os perigos da dengue, estamos com uma equipe de campo alertando as pessoas pelo centro da cidade, não temos uma epidemia porque também não existe nenhum vírus em nossa atmosfera” completou Cleidiane.
Existe uma mutação do mosquito que também atua no inverno, e deve-se ter o mesmo cuidado e dedicação para combater está doença que mata, pois ao sofrer uma mutação seus sintomas também se modificam, dificultando ainda mais o diagnóstico. Ao sentir os sintomas deve-se procurar o posto médico mais próximo.
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).