Eleição para o Conselho Tutelar terá seções na sede e interior
No dia 4 de outubro de 2015, os municípios brasileiros realizam o processo de escolha de seus conselheiros tutelares. Será a primeira vez que a votação ocorrerá em data unificada em todo o país. Qualquer cidadão maior de 16 anos, com o título de eleitor e documento de identificação pode participar do processo, mesmo eleitores com pendências junto à justiça eleitoral terão direito ao voto. Só não vai poder votar quem não tiver seu nome na lista da Justiça Eleitoral.
No município de Itamaraju o processo acontecerá na Escola Polivalente e nas localidades de Piragí, São Paulinho e Nova Alegria. Cada eleitor poderá votar em até 5 candidatos.
O voto é facultativo, porém é importante a ampla participação da população na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados. Direitos esses assegurados pela Constituição Federal e ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Dez candidatos concorrem às vagas de conselheiros (5) e suplentes (5). Os atuais conselheiros estão no cargo desde 2009, ano em que aconteceu a primeira eleição para escolha dos conselheiros. Em 2012 os primeiros selecionados por meio de eleição foram reeleitos.
Confira a relação de candidatos a Conselheiro Tutelar do município de Itamaraju com seus respectivos números:
Emanuelle Almeida – número 10
Professora Lívia – número 11
Renata Gomes – número 12
Daniela – número 13
Caboco Eder – número 14
Selma de Oliveira – número 15
Natanael Ramos – número 16
Ailtão – número 17
Adeilton Rodrigues – número 18
David Vieira – número 19
Por: Nilson Chaves