Inicio > NOTÍCIAS > Evite pelos encravados no verão    
08/01/2014

Evite pelos encravados no verão

Evite pelos encravados no verão

Siga-nos no twitter: @sitezipix

PNo verão, temperaturas elevadas e umidade típica da estação são grandes vilãs para a saúde da pele. Um dos problemas causados é a chamada foliculite, que é uma inflamação dos “poros dos pelos”, que pode provocar, além de dor no local, um aspecto indesejado na pele, que piora quando há pus.

De acordo com a dermatologista Anelisa Lamberti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o problema pode acometer qualquer parte do corpo onde existem pelos, mas principalmente onde há maior atrito. “A área mais afetada nas mulheres é a virilha e, no homem, o pescoço, por serem locais sensíveis onde o pelo pode nascer e crescer em várias direções, facilitando o encravamento.

Para melhorar a inflamação e o incômodo, recomenda-se o uso de pomadas com antibióticos no local”, orienta. Segundo Anelisa, além de a exposição ao sol e a umidade influenciarem a inflamação dos poros, a depilação é outro fator que pode causar a foliculite. Ela recomenda não fazer depilação na véspera da exposição ao sol. “O ideal é que seja feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência”, adverte.

Anelisa acrescenta que a utilização de antisséptico seguido de pomada com antibiótico deve ser priorizada em caso de inflamação no local. “Não reutilizar a lâmina de depilação, pois isso ajuda a evitar infecções no caso de cortes durante a depilação”, esclarece. A especialista ainda informa que é bom evitar o uso de cremes gordurosos ou loções com álcool após a depilação com cera ou lâmina de depilação.

Esse produtos deixam os poros abertos e vulneráveis. Outras dicas é não cutucar o pelo encravado, evitar roupas apertadas e não permanecer com roupas de banho molhadas durante muito tempo. Em caso de o pelo ser muito profundo, é recomendado procurar a ajuda médica. Informações do portal R7.