II Conferência Municipal de Cultura em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
A II Conferência Municipal de Cultura de Itamaraju aconteceu nesta terça-feira 23 de julho, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Com o tema principal “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, as atividades foram iniciadas às 8h:30min, com a exposição de um vídeo institucional com o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim dizendo a importância da Conferência Municipal para o direcionamento das ações culturais.
A Conferência teve a participação ativa dos alunos do 3° ano, onde foi exposta toda a importância da cultura. Na oportunidade foram discutidas propostas para o setor cultural itamarajuense, além de apresentações culturais.
A Sec. de Esporte e Cultura Dilce Moura falou que a participação para estes eventos ainda está tímida, mas bastante significativa na inserção de projetos e ações de relevância cultural em Itamaraju, visto que a cidade terá a Conferência Setorial e hospedará a Conferência Territorial. O Diretor de Esporte Dilson Brandão (Beleza), afirmou que culturalmente Itamaraju estará dando um grande passo, facilitando a captação de verbas tanto a nível estadual quanto federal.
Representante Territorial do Extremo Sul da Secretaria de Cultura da Bahia Junieques Santos, falou que a II Conferência está sendo positiva para a cidade, ressaltando a carência de ações culturais, apesar de ser um celeiro de artistas de diversos gêneros. “Este tipo de ação traz informação para os jovens artistas estimulando-os, e incentivando aqueles que já estão em atividade” completou Junieques.
Jandervan Cerqueira que representou o Prefeito Pedro Soares, agradeceu a presença de todos e disse o quanto é importante fomentar a cultura para a população, contribuindo para o enriquecimento de valores que compõem a sociedade.
A Conferência teve como objetivo estes tópicos relevantes para a ascensão cultural: Estimular e diagnosticar a situação do sistema municipal de cultura, elaborar ações estratégicas para cultura local, implantar e consolidar o sistema municipal de cultura, estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões simbólicas, cidadã e economia da cultura, estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais com a participação e controle da sociedade civil, eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura e eleger um delegado da sociedade cível para a Conferência da Cultura.
A tarde iniciou os trabalhos do Eixo II – A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento. O encerramento foi com uma celebração cultural do município.