Internet se torna aliada na busca por qualificação gratuita

A distância para cursos de qualificação pode ser apenas um clique, diante das diversas opções de aulas gratuitas que a internet oferece nas mais variadas áreas de conhecimento. Para quem busca um diferencial na profissão, quer melhorar a gestão de negócios ou pensa em partir de uma vez para o empreendedorismo, estes cursos podem interferir diretamente no currículo.
Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância a Educação (Abed), 80% dos cursos a distância incidem direta ou indiretamente na formação de profissionais.
A procura por cursos online gratuitos subiu 34% de 2013 para 2014, de acordo com informações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Já o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) oferece cerca de 22 mil treinamentos gratuitos por mês pela internet.
Apesar de não possuir dados atualizados sobre os cursos de Educação a Distância (EAD) ofertados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou cerca de 60.036 acessos em 2014 nas cinco capacitações mais demandadas. Naiana Ribeiro e Priscila Natividade (
)