ITAMARAJU : Ação da Prefeitura da manutenção em estradas de Pirajá e Piragí
A estrutura da Secretaria Municipal de Obras de Itamaraju continua atuando com força no interior do município, recentemente um mutirão com a participação das principais Secretarias Municipais ocorreu em Nova Alegria, maior conglomerado populacional do interior do município. Com grande parte do alto escalão da atual gestão no distrito, bem como a infraestrutura necessária para a realização de vários serviços, inúmeros problemas enfrentados pela comunidade, distante 60 quilômetros da sede, puderam ser resolvidos de imediato, outros foram agendados e teve ainda, aqueles mais complexos, que serão resolvidos a partir de um projeto para captação de recursos.
A população de Nova Alegria ficou extremamente feliz com o que viu e, se depender do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, as demais comunidades do interior também vão ser assistidas com a presença mais forte e mais atuante da máquina pública. Essa semana, mais precisamente entre terça-feira e sexta-feira, uma ação da Secretaria Municipal de Obras realizada em Piragí, localidade distante 72 quilômetros da sede do município, deixou as ruas do pequeno lugarejo mais limpas e iluminadas.
Com uma patrulha mecânica composta de máquina motoniveladora (patrol), caminhão basculante (caçamba), máquina retroescavadeira e caminhão de iluminação, cerca de 30 homens trabalharam em regime de mutirão, trocando lâmpadas queimadas, patrolando ruas e estradas de acesso, fazendo a capina e limpeza das artérias, e, a retirada de entulhos. Algumas ruas e estradas foram ainda encascalhadas. De acordo com José Gonçalves de Souza Neto, diretor de Obras do município, aproximadamente 45 lâmpadas foram trocadas em Piragí e São Paulinho.
“Nós trocamos todas as lâmpadas queimadas tanto em Piragí, quanto em São Paulinho, trocamos também as lâmpadas e instalamos braços de iluminação em vários postes no Assentamento Goiânia”, enfatiza, acrescentando que em São Paulinho, ruas e acessos também foram patrolados recentemente. De acordo com Neto, os acessos a Pirajá também foram patrolados no início desse mês, “lá foram 10 dias de serviço com a patrol”, conta.
Para quem não conhece a região, Pirajá é caminho para Piragí, são localidades bem próximas. Com a intervenção da Prefeitura Municipal de Itamaraju, os condutores que se dirigirem a Piragí terão estradas em ótimas condições, principalmente a partir do entroncamento de acesso a Pirajá na BA-284 (Rodovia Itamaraju – Jucuruçu). Itamaraju tem a segunda maior área territorial entre os municípios localizados na região, 2.360,289 quilômetros quadrados. Só perde para Caravelas que possui 36,319 quilômetros quadrados a mais que Itamaraju.
Só para que o leitor tenha uma ideia da dimensão desse território, a área de Itamaraju é mais que duas vezes maior que a de Teixeira de Freitas. Isso exige do município um grande volume de investimentos na manutenção de suas estradas vicinais que são todas de chão (sem pavimentação). O atual gestor tem investido pesado na manutenção dessas estradas. Em qualquer das localidades do interior do município, por onde se passa, os relatos dos cidadãos do interior são sempre os mesmos, de Campo Alegre (um dos mais próximos) a Itabrasil e São João da Prata (os mais distantes), os moradores sempre afirmam que nenhum prefeito cuidou tão bem das estradas como Pedro tem cuidado.
Lugares que antes ficavam isolados, agora não ficam mais, por conta dos trabalhos de encascalhamento realizados. O atual gestor não só realizou a manutenção das principais estradas vicinais do município, mas também autorizou o alargamento de vários trechos, construção de bueiros em locais não mais trafegáveis, construção e reforma de pontes em várias regiões do interior, bem como a reabertura de estradas que estavam praticamente fechadas a mais de 20 anos. Por essas e outras, o cidadão que precisa trafegar pelas estradas vicinais de Itamaraju tem razão de afirmar que nunca se trabalhou tanto para manter as vias em bom estado neste município.
Por Nilson Chaves