Itamaraju sediou Conferência Territorial de Identidade Extremo Sul
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Aconteceu nos dias (02 e 03/09) em Itamaraju, a Conferência Territorial de Cultura por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), visando à elaboração conjunta das políticas culturais, elaboração de novas demandas, construindo planos e sistemas de cultura e reforçando o trabalho colaborativo entre estado e sociedade civil.
Esta conferência abrangeu todos os municípios do Território de Identidade Extremo Sul, que é composto por um total de 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamarajú, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.
Os músicos Dé de Macaé da cidade de Prado, Douglas Souza e Junior Presidente da Filarmônica Lira Itamarajuense, compartilham o mesmo pensamento de que esta conferência é um grande passo, trazendo o conhecimento necessário para que se possa ser cobrado diante dos órgãos competentes seus direitos. Onde se tem discussões positivas, para tentar melhorar o cenário cultural da região. Ressaltando que a região do extremo sul é muito rica culturalmente, através de grupos de dança, capoeira, projetos musicais e teatrais.
Ramiro Guedes Diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas parabenizou a iniciativa da SecultBA, destacando a oportunidade dada aos segmentos culturais do interior, de poderem se manifestar e expor suas reivindicações.
Dilce Moura disse que está bastante satisfeita com a conferência, visto que o interesse por dias melhores no cenário cultural regional é bastante intenso. Com este tipo de ação, expondo ideias e melhorias, quem ganha é o estado da Bahia como um todo, que irá se enriquecer cada vez mais.
O evento reuniu dirigentes dos mais diversos segmentos regionais culturais e gestores dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, que puderam debater os rumos da política pública de cultura de Itamaraju e das cidades da região, além da aprovação das 7 propostas que seguirão para o debate estadual e nacional.