Itamarajuense Gabriel Tonini vence 3 competições de ciclismo em Nova York
Natural do Município de Itamaraju (BA), o ciclista Gabriel Tonini, de 15 anos, morador em New Jersey, vem se destacando cada vez mais no esporte nos Estados Unidos. Na sexta-feira (2), o jovem conquistou o 1º lugar, categoria adulto, na cidade de Merrick (NY). A disputa contou com a participação de cerca de 50 ciclistas. Também em Nova York, no sábado (3), no Central Park, Gabriel venceu o Campeonato Estadual de Ciclismo, na categoria júnior até 18 anos. A corrida teve entre 30 a 40 concorrentes. Já no domingo (4), ele foi campeão na disputa ocorrida em White Plains (NY).
Em entrevista à equipe de reportagem do BV, Tonini explicou que atualmente treina para o Campeonato Nacional nos EUA, que ocorrerá no final de junho. Para que seja qualificado, o jovem terá que vencer mais uma das 6 disputas em que ele participará até o fim do mês. Ele detalhou que pretende viver do ciclismo em nível profissional e que tem o apoio da família e sua equipe, a Cuevas Cycling.
“Agradeço o treinador e a minha família, pois sem eles eu não conseguiria”, disse Tonini. Atualmente, o jovem está na categoria 4 e o objetivo dele é passar para a categoria 3. Caso vença o Campeonato Nacional, a próxima meta será a disputa mundial, representando os Estados Unidos. O prêmio da competição estadual é uma bicicleta profissional e, caso vença, Gabriel adiantou que a venderá para ajudar a equipe em que ele treina, em Nova York.
O ciclista disse que treina com frequência no parque da cidade de Fort Lee e do outro lado da ponte George Washington, em Nova York. Nos dias de frio intenso, neve ou chuva Gabriel treina em casa, utilizando um rolo especial para apoiar a bicicleta.
Desde que morava em Itamarajú, Gabriel tem o apoio dos pais e atualmente integra a equipe de ciclistas do treinador Fernando Cuevas, que já foi atleta profissional e, após a aposentadoria, se dedica a treinar novos talentos. Atualmente, o adolescente faz parte da Equipe Cuevas Cycling.
Aparentemente, a dedicação ao esporte é fator constante na família Tonini, pois o irmão mais velho de Gabriel, Luís Fernando Tonini, é praticante ávido do Motocross e também já se destaca em New Jersey e Nova York.
“Agradeço aos meus pais, pois eles fazem tudo pela gente”, comentou Gabriel em entrevista ao BV ano passado, que planeja se profissionalizar no ciclismo nos EUA. Entretanto, o esporte exige bastante dedicação, como moderar na badalação (festas), dormir e acordar cedo e cuidar da alimentação, coisas que nem todos os jovens estão dispostos a seguir.
O cotidiano de Gabriel é um pouco diferente de um adolescente típico da sua idade, pois, além das aulas na escola secundária, ele treina durante a semana em um parque próximo à residência dele ou na cidade de Fort Lee. Geralmente o percurso é de 90 milhas (130 km). Já nos finais de semana, ele treina com os membros de sua equipe.
Por: Braziliavoice