MEC amplia vagas para o curso de direito da FACISA
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Grande conquista da FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, instituição de ensino superior sediada em Itamaraju, que obteve no ultimo dia 15 de Novembro de 2013, reintegrada a concessão de 125 (cento e vinte e cinco) vagas de graduação para o curso de Direito, totalizando 200 (duzentas) vagas, em adição às outras 75 (setenta e cinco) já disponíveis. A reintegração das vagas é resultado da avaliação do MEC (Ministério de Educação e Cultura), o parecer favorável para a FACISA revoga a decisão anterior do mesmo órgão institucional, que anteriormente, no ano de 2011, havia retirado sob medida cautelar, 125 vagas para o ingresso no bacharelado do curso de Direito.
A decisão favorável para a reabertura das vagas foi publicada na última quinta-feira (17) no Diário Oficial da União, conforme portaria n. 523 de 15 de Outubro de 2013, em reconhecimento da melhoria da pontuação da FACISA no exame do ENADE e após visita de vistoria do MEC, ambas realizadas sob a recente gestão do Diretor Geral Prof. Jackson Cordeiro;
“… ao chegar encontramos na faculdade um verdadeiro desafio, todos os cursos estavam sob possibilidade de cancelamento. A medida cautelar que retirava as vagas do curso de Direito, já estava validada quando assumimos a nova gestão dos processos administrativos e acadêmicos” – declara do Diretor, que reafirma a importância da instituição de ensino para o extremo-sul e seu compromisso com a mesorregião de Itamaraju e adjacências.
Vale ressaltar, igualmente, que sob a recente gestão, o curso de Direito da FACISA obteve a pontuação mais significativa, mediante exame do ENADE (O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A FACISA, primeira instituição de ensino superior do extremo-sul a disponibilizar um curso de Direito (no ano de 2000), teve seu bacharelado reconhecido pelo MEC no dia 23 de Junho de 2006. A FACISA ainda oferta outros três cursos: Administração de Empresas (reconhecido pelo MEC em 09/06/2006 – portaria n. 293), Enfermagem (reconhecido em 07/06/2009 – portaria n. 223), e Serviço Social, autorizado em 26/11/2009, já em vias de reconhecimento).
Recentemente, no dia 14/07/2012, a FACISA recebeu parecer favorável do MEC para ter sua concessão renovada por mais três anos. Outro importante destaque é a renovação do reconhecimento do curso de Enfermagem (também por mais três anos), tendo obtido conceito satisfatório pelo MEC. Nas palavras do Diretor Geral: “O projeto da FACISA tem servido para dignificar a educação superior no Brasil e aos olhos do MEC, que já visitou a unidade duas vezes nos últimos três anos, foi crucial para que tivéssemos a nossa licença renovada, nosso quadro de alunos ampliados no curso de Direito e nos deixassem aptos para concorrer a novos cursos, na certeza que a região continuará tendo grande êxito com o ensino superior da nossa Faculdade”, salienta o Prof. Jackson Cordeiro que continua com máxima dedicação na constante busca da excelência pela educação.
A FACISA conta com um amplo campus, estacionamento para 500 vagas entre carros e motos, biblioteca com renovado acervo de livros (também uma biblioteca on-line), laboratórios de informática, salas de aula climatizadas, auditório, quadra poli-esportiva, um quadro de professores qualificados, além dos cursos de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e Política Social e Gestão Pública. Com renovado fôlego, a FACISA representa uma via de acesso a democratização de oportunidades aos moradores da mesorregião do extremo-sul, e tem atraído estudantes de diferentes localidades do interior da Bahia e de outros Estados, como Minas Gerais e Espírito Santo, integrando a rede de parceiros aos programas de financiamento educativo FIES e PROUNI.
Por Ascom