Ministério Público investiga denúncias envolvendo a Câmara Municipal
Siga-nos no twitter: @sitezipix
O Ministério Público Estadual (MPE) investiga a denúncia de desvio de dinheiro público na Câmara Municipal de Itamaraju. Esta ação já vem sendo realizada desde janeiro deste ano, e tem os promotores Felipe Otaviano Ranauro e João Batista Madeiro Neto a frente do caso. Como resultado desta ação culminou-se a detenção do contador Standislau Mattos, na tarde desta segunda-feira (30), funcionário concursado da Câmara há 17 anos, sob suspeita de estar envolvido diretamente no caso.
O suspeito foi mantido em custódia e interrogado pela delegada titular Dilma França, sendo o mesmo solto após pagamento de fiança (algo em torno de R$ 7.500 reais) já a noite.
As investigações levaram a crer que o ex-funcionário da Câmara até o ano de 2010, Márcio Silva Santos, estaria recebendo o salário de seu antigo cargo normalmente, mesmo sem estar exercendo suas funções. O que levou o ex-funcionário pensar que seu nome poderia estar sendo utilizado para fins errôneos, pois o número de seu PIS ainda constava na GFIP da Câmara que era fornecida mensalmente ao INSS, o que impossibilitou o recebimento de seus direitos trabalhistas após ser exonerado do cargo.
A defesa jurídica do contador negou qualquer tipo de fraude, alegando que o número do PIS do servidor foi lançado equivocadamente (devido a falha humana) no quadro contábil da câmara, e que ninguém estaria recebendo a quantia referente ao seu salário.
Vereadores e funcionários da câmara estiveram presentes durante o interrogatório e junto com eles apresentaram diversos documentos a fim de comprovar a idoneidade tanto da câmara quanto do contador. Os promotores preferiram não comentar os detalhes do caso, porém as investigações irão continuar.
Com informações de Athyla Borborema