Mudanças no Facebook diminuem alcance de posts das fanpages
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Empresas, blogs e usuários comuns que mantêm páginas no Facebook notaram nos últimos meses uma queda significativa no alcance dos posts, até então exibidos no feed de notícias dos seus seguidores.
A rede social afirma que isso é uma tendência “natural” devido ao grande crescimento no número de usuários e páginas na plataforma. A companhia também negou que a mudança no algoritmo tenha ocorrido para “forçar” a compra de publicidade.
Já os especialistas em comunicação dizem que a queda coincide com a mudança feita pelo Facebook na “fórmula” que filtra os posts mostrados aos usuários. Mas também apontam erros nas estratégias das fanpages na busca por fãs.
Um estudo mundial feito pela agência de publicidade Social@Ogilvy indica que o alcance orgânico – número de pessoas que veem um post sem que isso tenha sido consequência de publicidade paga – tende em breve a chegar a zero, no caso específico de páginas de marcas.
A taxa era de cerca de 12% em outubro de 2013, mas caiu para 6% em fevereiro deste ano. Ou seja, as fanpages analisadas na pesquisa tiveram uma queda de quase 50% de alcance orgânico. O levantamento foi feito com 106 fanpages que, juntas, possuem 48 milhões de fãs.
Informações: Uol Tecnologia