Inicio > NOTÍCIAS > Pássaros são apreendidos em Itamaraju    
16/09/2013

Pássaros são apreendidos em Itamaraju

Pássaros são apreendidos em Itamaraju

Siga-nos no twitter: @sitezipix

DSC_1967Policiais do Pelotão de Emprego Operacional Tático (PEOT), da 43ª CIPM de Itamaraju, após denúncia anônima, apreenderam no final da manhã deste domingo (15), no bairro Marotinho, 10 pássaros silvestres, esses que estavam participando de um torneio de canto. Os pássaros apreendidos e levados à Delegacia da Polícia Civil, segundo os militares que participaram da operação, estavam sem anilhas, anilhas inautênticas ou supostamente adulteradas.

Os pássaros estavam em gaiolas e foram apreendidos durante o torneio, que é o momento no qual os criadores aproveitam para expor seus passarinhos em disputas de canto. Os pássaros foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL). No momento o público era grande no local da disputa e alguns criadores foram identificados.

Segundo depoimentos de populares os pássaros da espécie coleiras da terra ou de cinta, a depender do desempenho deles nessas disputas, chegam a ser comercializados entre os criadores por quantias elevadas, evidenciando uma atividade altamente lucrativa e com isso, é fomentado o crime ambiental, já que muitas desses aves são provenientes do tráfico de animais silvestres.

É aguardado para a manhã desta segunda-feira (16) os depoimentos de alguns proprietários dos pássaros ao delegado Gean Nascimento, que supostamente irá aplicar um Termo Circunstanciado de Ocorrência  (TCO). Em relação ao futuro dos pássaros apreendidos as polícia Militar e Civil não têm muito o que fazer, pois a ausência de órgãos ambientais no baixo extremo sul, como é o caso do IBAMA que deixou Teixeira de Freitas recentemente, fica evidente a carência de alguém que possa analisar e determinar a soltura dos mesmos.

Os pássaros quando ficam muito tempo em cativeiro, perdem a capacidade de sobrevivência sozinhos na natureza.

Por Lênio Cidreira