Morre Secretário de Administração Jandervan Cerqueira
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Foi encontrado morto em seu pequeno apartamento nos fundos da casa de sua família, na rua Pedro Álvares Cabral, nº 207, no centro de Itamaraju, Jandervan Cerqueira, uma das pessoas mais queridas e conhecidas da sociedade Itamarajuense.
O secretário acordou cedo e por volta das 10h, estava varrendo o terreiro da sua casa na Rua Pedro Álvares Cabral, quando reclamou para uma vizinha que estava transpirando demais e sentido dores no peito e ela ao aferir sua pressão, verificou que estava alta e foi imediatamente recomendado a ir ao Hospital pois não poderia facilitar com estes sintomas.
O secretário teria ficado preocupado e disse que iria tomar banho e colocar uma roupa para ir então ao Hospital, mas não retornou. Com sua demora de voltar, seus familiares foram até o seu apartamento nos fundos da casa dos pais, a TV estava ligada e ele não respondia aos chamados. Ás 16h, a família e os vizinhos se preocuparam, até porque ele não apareceu para comer a galinha caipira que havia mandado fazer. Um garoto pulou o muro dos fundos que dá acesso à cozinha do seu apartamento e terminou por encontrar o secretário despido na porta do banheiro totalmente falecido, caracterizando que ele morreu quando se dirigia ao banho.
No local, o delegado Gean Nascimento evidenciou tratar-se de morte natural. Levado para o Instituto Médico Legal de Itamaraju, a equipe do médico legista Ademir Alves Pereira, constatou que Jandervan Cerqueira foi vítima de um infarto fulminante por cardiopatia dilatada, e pela rigidez do corpo, a perícia médica confirmou que a sua morte se deu por volta das 11h deste domingo (23). O corpo do secretário é velado no plenário da Câmara Municipal de Itamaraju e o sepultamento ocorrerá no final da tarde desta segunda-feira (24).
Funcionário púbico concursado no setor da assistência social, atualmente Jandervan Cerqueira era secretário municipal de Administração da Prefeitura de Itamaraju e considerada pessoa de extrema confiança do gestor Manoel Pedro Soares, a quem o chefe do Executivo costuma delegar quase todas as ações externas, incluindo articulações políticas e administrativas em Salvador e Brasília.
A rua onde o corpo foi encontrado ficou intransitável por algumas horas dado ao número de populares e outros funcionários públicos municipais. Após o corpo ser encontrado imóvel no banheiro, os familiares de Jandervan acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando os socorristas chegaram ao local, imediatamente perceberam que não havia muito o que fazer.
O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), decretou na noite deste domingo (23/03), luto oficial por três dias e suspendeu as atividades administrativas da Prefeitura Municipal de Itamaraju nesta segunda-feira (25), em homenagem ao secretário Municipal de Administração Jandervan Cerqueira, que morreu neste domingo (23).
Por Ronildo Brito/Athylla Borborema