Sede do CRAS-II totalmente recuperada à comunidade itamarajuense
Populares, em grande número, prestigiaram o ato de reinauguração da antiga sede do CRAS-II (Centro de Referência em Assistência Social), localizado na Avenida Liberdade, bairro de mesmo nome, no final da tarde desta quarta-feira, 14 de outubro. O prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, o Pedro da Campineira, juntamente com a secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, cortaram a fita, entregando o prédio totalmente reformado à população dos bairros assistidos.
Durante a solenidade, a secretária Lucilene, primeira a se pronunciar, destacou o papel do CRAS, como uma casa que presta serviços de cunho social à população carente do município contando com profissionais comprometidos com a vida do cidadão, “por isso me sinto feliz por poder participar desse momento”, disse, lembrando que o gestor tem se empenhado para que todos os programas de Ação Social funcionem e funcionem bem, “isso demonstra o cuidado que o prefeito tem tido com a população mais carente do nosso município”, disse.
Já o prefeito Manoel Pedro cumprimentou todos os presentes citando as dificuldades enfrentadas diante de uma crise sem precedentes que atinge todos os municípios brasileiros, com maior impacto nos menores, do porte de Itamaraju. Pedro afirmou que sua administração tem buscado estratégias que possibilitem a garantia dos serviços essenciais à população local e, se emocionou ao falar de sua saúde, afirmando que está bem graças às pessoas de fé que tem orado por ele, “sei que tem uma minoria que deseja o meu mal, porque os avanços de nosso governo incomodam a eles, mas vamos continuar trabalhando até o último dia desse mandato, porque o que temos conseguido até aqui é para beneficiar a nossa cidade e o nosso povo”, disse. Para os que torcem pelo seu mal estar, o prefeito deixou um recado, “voltei, voltei e voltei mais forte”.
O secretário Selmides Souza Pereira (Bida), fez questão de agradecer ao prefeito pela oportunidade dada a ele de poder gerir a pasta do Desenvolvimento Social, e fez um agradecimento especial à secretária Lucilene que, segundo ele, é uma secretária que, não obstante às responsabilidades de sua secretaria, sempre está pronta a ajudar a ele e aos demais secretários na solução dos problemas inerentes as demais secretarias.
Para Fernanda Valeria da Silva Nogueira Souza, 35 anos, coordenadora do CRAS-II, aquele momento representava a realização de um sonho, “não só nosso, mas da população, porque o CRAS é a casa da família, aqui se trabalha com o coração e temos obtido êxito graças a uma equipe maravilhosa, a equipe de governo do prefeito Manoel Pedro”, ressaltou.
Além dos moradores dos bairros assistidos pelo CRAS-II e dos servidores da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Social, estavam presentes à solenidade o procurador do município – Dr Esterfeson Fontes Marcial, a secretária de Meio Ambiente que também responde pela Agricultura – Solange Chagas, vereador Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – ‘Mazuk’ (PV) e o presidente da Liga de Futebol de Itamaraju – Samuel Fonseca Dias, o Pelé.
O CRAS-II atende aos moradores em situação de vulnerabilidade social dos bairros Liberdade, Furlan, Itatiaia, Italage, Urbis-II, Urbis-III, Primavera, Bela Vista, Jaqueira, Cidade Baixa, Vale do Jucuruçu e demais adjacentes. No local é oferecida assistência psicossocial, com atuação de psicólogo e assistente social, encaminhamento para o programa Bolsa Família, emissão de documentos como Carteira do Idoso, segunda via da certidão de nascimento, além de encaminhamentos para outros setores da Secretaria de Desenvolvimento Social e outras secretarias.
De acordo com a coordenadora Fernanda, a reforma total do prédio foi necessária devido ao ocorrido no dia 7 de junho último, quando a sede do CRAS-II foi invadida por vândalos, que destruíram alimentos, material de artesanato trabalhado nos cursos e atearam fogo em móveis na sala da psicóloga. Na ocasião, nada foi levado, mas muita coisa foi destruída pelo incêndio, inclusive móveis e o arquivo com a documentação dos usuários.
Por conta do incêndio, durante três meses o CRAS-II teve que funcionar em instalações provisórias na Urbis-II. Agora, os serviços voltam a ser oferecidos no antigo endereço, mas em um novo prédio, todo adaptado às necessidades dos deficientes físicos. Para isso foram implantadas rampas de acesso, e alargados o portão de entrada e portas principal e do banheiro, possibilitando um melhor acesso aos cadeirantes. Todas as salas passaram a ter portas com fechadura, o telhado danificado pelo fogo foi recuperado. Os cômodos receberam forro novo e, as paredes foram todas recuperadas e pintadas. Novos móveis também foram adquiridos, bem como um novo computador com impressora. Por Nilson Chaves